Veículos Elétricos | Hyundai anuncia produção do ix35 Fuel Cell
102
post-template-default,single,single-post,postid-102,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

08 Out Hyundai anuncia produção do ix35 Fuel Cell

A Hyundai vai ser a primeira marca a iniciar a produção em série de veículos com pilha de combustível alimentada a hidrogénio quando lançar no mercado o modelo ix35 Fuel Cell. O construtor sul-coreano vai começar a produzir aquele veículo na sua fábrica de Ulsan em dezembro deste ano que, inicialmente, estará dirigido a frotas de empresas públicas e privadas. A Hyundai tem como objetivo produzir mil unidades até final de 2015.

A Hyundai já assinou acordos com algumas cidades da Dinamarca e da Suécia para distribuir localmente o Hyundai ix35 Fuel Cell às frotas municipais. Para além de 2015, a Hyundai planeia continuar a produção em série limitada do ix35 Fuel Cell, com um objetivo de produção de dez mil unidades.

Construído com tecnologia patenteada, o Hyundai ix35 Fuel Cell é alimentado por hidrogénio. Uma pilha de células de combustível converte o hidrogénio em eletricidade, que alimenta o motor de indução elétrica do veículo. A única emissão gerada pela célula de combustível do Hyundai ix35 é água.

O Hyundai ix35 Fuel Cell apresenta maneabilidade e desempenho semelhante ao ix35 a gasolina. O ix35 com pilha de combustível pode ser atestado com hidrogénio, em apenas alguns minutos. Acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, regista uma velocidade máxima de 160 km/h e tem uma autonomia de 588 km sem reabastecimento. A Hyundai escolheu o ix35 (também conhecido como Tucson em alguns mercados) como o primeiro veículo para aplicar a sua tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio (Fuel Cell).

Como o hidrogénio pode ser produzido de várias formas e a procura de veículos é limitada, o custo do abastecimento de um veículo de hidrogénio é definido artificialmente e não pelo mercado. Atualmente, o custo na Europa é aproximadamente equivalente a 10 euros por 100 km percorridos. Um ix35 de pilha de combustível completamente carregado, leva cerca de 5,6 kg de hidrogénio e pode percorrer 588 km, o que significa um custo de cerca de 58 euros. O Hyundai ix35 Fuel Cell está equipado com a tecnologia stop/start, que desliga a pilha de combustível e conta com a bateria apenas quando o veículo está parado, minimizando as perdas de energia na condução na cidade.

Por Carlos Moura
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário