Veículos Elétricos | Honda desenvolve micro protótipo elétrico
111
post-template-default,single,single-post,postid-111,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

27 Nov Honda desenvolve micro protótipo elétrico

A Honda está a desenvolver um veículo elétrico micro que se carateriza pelas suas dimensões compactas e tem como objetivo permitir deslocações de pequenas distâncias. Basicamente trata-se da aplicação do conceito adotado pela Renault para o Twizy, mas com carroçaria de…automóvel. O veículo será homologado na categoria europeia L7 (motociclo), uma vez que o peso será inferior a 400 quilos, excluindo o peso da bateria, cuja potência terá de ser inferior a 15 kW.

A marca nipónica irá utilizar veículos baseados neste protótipo para iniciar testes de demonstração no Japão em 2013, que servirão para demonstrar o potencial do conceito em diversos tipos de aplicações, designadamente apoio ao transporte diário de curta distância para famílias com filhos pequenos e para idosos, serviços de distribuição ao domicílio e deslocações diárias pendulares.

Para responder a este tipo de necessidades, a Honda adotou um design de plataforma variável, que consegue obter um habitáculo com espaço para o condutor e duas crianças na sua pequena carroçaria – com um comprimento máximo de apenas 2,5 metros –, e, além disso, permite posicionar componentes tais como a bateria, o motor e a unidade de controlo debaixo do piso, concentrando na traseira as funções de condução do veículo, num espaço compacto. Isto tornou comparativamente mais fácil desenvolver e produzir uma carroçaria e um habitáculo que acomodassem diversos perfis de utilizadores, com diversos tipos de utilização, superiores aos dos veículos existentes.

Outras caraterísticas do modelo incluem a utilização de um dispositivo tipo tablet detido pelo utilizador para a aplicação de funções tais como visualização do painel de instrumentos, navegação, áudio e projeção das imagens da câmara de auxílio à marcha-atrás, bem como a capacidade de carregar a bateria do tablet utilizando as células solares montadas no tejadilho do veículo. Para além disso, a Honda irá continuar a investigação no domínio das células solares de bordo para obter uma forma de usar a energia solar para dar assistência à condução.

Por Carlos Moura
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário