Veículos Elétricos | Renault iniciou comercialização do ZOE em Portugal
15821
post-template-default,single,single-post,postid-15821,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

12 Abr Renault iniciou comercialização do ZOE em Portugal

A Renault iniciou a comercialização do modelo elétrico ZOE no mercado nacional, que está disponível a partir de 21.275 euros e com aluguer de bateria a partir de 79 euros por mês. Com um comprimento exterior de 4,08 metros e lotação de cinco lugares vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 65 kW (88 cv) e um binário de 220 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio que possui uma capacidade de 22 kWh. As prestações anunciadas pela marca são  uma autonomia superior a 210 km e uma velocidade máxima de 130 km/h.

A maior autonomia deve-se ao sistema ‘Range OptimiZE’ que reúne três inovações técnicas: sistema de travagem regenerativo de nova geração, que permite o carregamento das baterias sempre que se pressiona o pedal do travão ou simplesmente se desacelera; uma bomba de calor que reduz, significativamente, as disparidades de autonomia durante as estações de frio e calor; pneus Michelin Energy TM E-V, que combinam poupança de energia, segurança e durabilidade, e que foram concebidos para reduzir as grandes perdas de energia associadas ao atrito durante a aceleração brusca dos automóveis elétricos.

Para alimentar a bateria, a Renault desenvolveu um carregador denominado ‘Camaleão’, que se adapta à potência disponível, monofásica ou trifásica, até 43 kW. O ZOE pode carregar até 80 por cento da bateria em 30 minutos. A marca refere que o ‘Camaleão’ permite carregar o veículo em três níveis de potência variáveis, como por exemplo a 11 kW (em cerca de duas horas) ou 22 kW (80 por cento da bateria num carregamento de uma hora).

Os carregamentos fora dos postos públicos deverão ser efetuados através de uma ‘Wall-Box’, um equipamento que, na fase de lançamento, é oferecido e montado pela Renault em casa ou no local de trabalho do cliente.

O Renault ZOE oferece ainda a possibilidade ao proprietário de aceder à informação ou mesmo interagir com o automóvel através de um ‘smartphone’ ou de um computador, designadamente para ligar ou programar a climatização, iniciar o carregamento das baterias ou programar os horários dos carregamentos.

No mercado nacional, o Renault ZOE está disponível em três níveis de equipamento: Life, Zen e Intens. Todas as versões contam com airbag duplo, sistema de travagem ABS com sistema de travagem de emergência, controlo eletrónico de estabilidade (ESP), tração (ASR) e subviragem (CSV), repartição eletrónica de travagem (EBD), regulador-limitador de velocidade, sistema auxiliar de arranque em subida (Hill Holder), ar condicionado, cartão Renault tipo telecomando, ZE Voice (avisador para peões em circulação diurna), Renault R-Link (tablet multimédia integrado), sistema de navegação Carminat TomTom.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário