Veículos Elétricos | Universidade de Aveiro desenvolve sistema móvel de carregamento
16096
post-template-default,single,single-post,postid-16096,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

12 Mar Universidade de Aveiro desenvolve sistema móvel de carregamento

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro está a desenvolver um sistema móvel para carregamento rápido de veículos elétricos. Denominado DMAE – Dispositivo Modular de Armazenamento de Energia Elétrica, consiste numa estrutura metálica que aloja baterias de iões de lítio, sendo móvel por estar instalado num camião. O DMAE pode efetuar o armazenamento de eletricidade produzida em qualquer central de energia renovável, tal como um camião cisterna armazena combustível fóssil.

O objetivo dos investigadores da Universidade de Aveiro é tornar possível o carregamento em simultâneo de dez veículos elétricos em modo rápido, até atingir 80 por cento da capacidade da bateria.

O número total de veículos elétricos pode ser abastecido por uma carga do DMAE depende da energia que tenha armazenada e também do estado de carga dos veículos, mas, em termos médios, pretende-se que um camião DMAE possa carregar pelo menos três dezenas de veículos.As baterias inseridas no dispositivo são interligadas por uma rede de eletrónica de potência, de forma inteligente, formando uma matriz dinâmica de baterias. As interligações no seu interior e as ligações com o exterior do dispositivo são monitorizadas e geridas pelo Sistema de Gestão e Controlo em tempo real.O projeto, apoiado parcialmente por um Vale Inovação, teve a duração de um ano e foi desenvolvido em parceria com a empresa D2M-Energytransit, à qual pertence a patente do DMAE. Os ensaios efetuados pelo protótipo construído no laboratório do Departamento de Engenharia Mecânicas deram resultados que vão de encontro às expectativas da empresa e corroboram as propriedades inovadoras do DMAE.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário