Goodyear desenvolve pneu gerador de eletricidade | Veículos Elétricos
16064
post-template-default,single,single-post,postid-16064,single-format-video,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Goodyear desenvolve pneu gerador de eletricidade

Os engenheiros da Goodyear desenvolveram um pneu que é capaz de transformar as deformações e as vibrações em energia elétrica. Conhecido pelo seu nome de código “BH03”, este pneu ainda é um protótipo, não estando previsto o seu lançamento no mercado.

O pneu produz energia elétrica que alimenta as baterias de um veículo híbrido ou elétrico. A energia é obtida de duas formas: o material termoelétrico transforma o calor produzido no interior do pneu (através da textura-negra em condições estáticas pela absorção da luz/calor ou pelo seu rolamento quando se encontra em movimento) em energia elétrica; o material piezoelétrico transforma a pressão em energia elétrica devido às deformações da estrutura e às vibrações).

Os novos materiais formam uma rede 3D que constitui a estrutura interna do pneu. Esta estrutura poderia suportar o peso do automóvel caso o pneu fure; uma abordagem alternativa para proporcionar tecnologia “Run On Flat”. Além disso, possui um grande canal circunferencial que melhora a resistência ao aquaplaning e uma banda especial para absorver o ruído.

No Comments

Post A Comment