Veículos Elétricos | CaetanoBus lançou autocarro urbano elétrico
17233
post-template-default,single,single-post,postid-17233,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

02 Jun CaetanoBus lançou autocarro urbano elétrico

A CaetanoBus apresentou o novo autocarro para transporte urbano totalmente elétrico, e.CityGold, que foi desenvolvido totalmente em Portugal em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto. A cerimónia teve lugar em Vila Nova de Gaia e foi presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, tendo contado com a presença de vários responsáveis de autarquias que procuram alternativas limpas para o transporte urbano em Portugal.

O CaetanoBus e.City Gold representa uma forte aposta do principal fabricante nacional de autocarros na mobilidade elétrica, passando a ser uma  solução face às alternativas tradicionais associadas à combustão interna. O governante desafiou os municípios portugueses a serem um parceiro nestes projetos, desejando que “dentro em breve este seja um projeto que possamos a ver a circular nas ruas das nossas cidades.” Por sua vez, o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, referiu que “só a combinação de políticas ambientais ambiciosas, produtos de inovação tecnológica e uma mudança nos hábitos da sociedade poderão viabilizar os desafios da mobilidade sustentável”.

O autocarro elétrico da CaetanoBus possui carroçaria em alumínio e apresenta um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, o veículo oferece uma lotação até 88 passageiros. O veículo vem equipado com um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm. Em função das necessidades operacionais, o autocarro pode receber uma bateria com uma capacidade entre 85 kWh e 250 kWh, permitindo uma autonomia até 200 quilómetros. As baterias podem ser carregadas através de um carregador a bordo trifásico ou por um carregador externo DC de 150 kWh. A velocidade máxima anunciada é de 70 km/h.

Nos próximos meses, o e.City Gold irá estar em demonstração em várias cidades portuguesas, designadamente em Guimarães, Coimbra, Lisboa, Braga e Porto. A CaetanoBus desenvolve e testa a mobilidade elétrica como solução eficiente para o transporte urbano há quase três décadas. Em 1984, desenvolveu os primeiros troleicarros para os circuitos eletrificados do Porto e de Coimbra. Recentemente, e também em parceria com a Siemens, a CaetanoBus foi responsável pelo lançamento do primeiro autocarro de aeroporto totalmente elétrico, com unidades já vendidas para os aeroportos de Estugarda e Genebra. Entre 2010 e 2015, a empresa já investiu, direta e indiretamente, cerca de sete milhões de euros em projetos de Inovação & Desenvolvimento ligados à mobilidade elétrica.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Tags:
Sem Commentários

Postar comentário