Veículos Elétricos | Comercial ligeiro do futuro da Mercedes-Benz é conectado e elétrico
17646
post-template-default,single,single-post,postid-17646,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

08 Set Comercial ligeiro do futuro da Mercedes-Benz é conectado e elétrico

A Mercedes-Benz Vans revelou a sua visão do veículo comercial ligeiro do futuro – conectado e elétrico – que se materializou no protótipo “Vision Van”. Equipado com um sistema de motores elétricos no eixo traseiro, que desenvolvem uma potência de 75 kW e um binário até 270 Nm, e um sistema modular de baterias, que permite uma autonomia entre 80 km e 270 km, este veículo oferece uma resposta muito rápida e uma elevada agilidade, a partir do arranque. A velocidade máxima teórica é de 120 km/h, mas foi limitada eletronicamente a 80 km/h, uma vez que é considerada a mais adequada para operações típicas de distribuição urbana. O Mercedes-Benz Vision Van inclui todas as opções standard de carregamento da bateria: por indução, por cabo de alimentação AC e por carga rápida DC. O sistema de recuperação da energia cinética é igualmente utilizado para carregar a bateria durante as travagens.

Ao contrário de um motor de combustão tradicional, o sistema de propulsão elétrico possibilita a otimização da arquitetura do veículo, com um espaço de carga sempre ao mesmo nível e uma dianteira mais curta. Como os túneis da transmissão e do diferencial foram eliminados, os designers conseguiram conceber um veículo com um piso mais baixo na cabina. Isto aumenta a liberdade de movimentos e facilita o trabalho do motorista. A área de trabalho do motorista, incluindo a parede traseira, avançou, aumentando o compartimento de carga. O sistema de propulsão elétrico também é benéfico para o design exterior do veículo: as reduzidas necessidades de refrigeração da cadeia cinemática possibilitaram a minimização da área do radiador. Isto facilitou a integração da grelha de radiador “Black Panel” com luzes LED, que é a forma como o Vision Van comunica com o exterior.

O interior do Mercedes-Benz Vision Van também é inovador. Os designers da marca alemã eliminaram o volante, os pedais e a consola central, que foram substituídos por um sistema de condução eletrónico comandado por um ‘joystick’, permitindo a criação de novas opções de design.

O Mercedes-Benz Vision Van integra muitos conceitos para operações futuras de entregas em ambiente urbano. Este veículo incorpora várias tecnologias inovadoras e serve de elemento central e inteligente numa cadeia de abastecimento totalmente conectada. Algoritmos inovadores controlam as recolhas das encomendas, a carga dos pacotes, a gestão totalmente automatizada do espaço de carga, o planeamento das rotas e a entrega por drones.

A combinação de software de controlo alojado na “cloud” e a otimização do ‘hardware’ permitem reduzir o tempo de operação, melhorar a qualidade e a flexibilidade das entregas. A Mercedes-Benz garante uma redução considerável no tempo de entrega de uma mercadoria, graças ao novo sistema.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário