Veículos Elétricos | Primeiro centro de fornecimento de energia à rede estreado na Dinamarca
17661
post-template-default,single,single-post,postid-17661,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

11 Set Primeiro centro de fornecimento de energia à rede estreado na Dinamarca

A Nissan, a ENEL, a Nuuve, a Frederiksberg Forsyning e a Energinet.dk inaguraram o primeiro centro do mundo de fornecimento de energia de veículos à rede elétrica na Dinamarca. A ENEL instalou dez unidades de ligação de veículos à rede (V2G) na sede da empresa dinamarquesa Frederiksberg Forsyning, que adquiriu também 10 unidades do Nissan e-NV200 para a sua frota.

Quando os veículos e-NV200s não estão a ser utilizados, podem ser ligados às unidades V2G Enel nas instalações da empresa a para carregar a bateria ou fornecer energia de volta à rede nacional, consoante as necessidades da empresa, tornando-se estes veículos elétricos em verdadeiras soluções móveis de energia. A capacidade total disponibilizada pelos carregadores V2G Enel da Frederiksberg Forsyning chega aproximadamente aos 100kW.

A Nuvve é o fornecedor da plataforma que controla o fluxo de energia de e para as e-NV200. A plataforma, inicialmente desenvolvida pela Universidade de Delaware (EUA) e agora suportada e comercializada pela Nuvve, assegura que as necessidades de quilometragem dos condutores são sempre satisfeitas e otimiza a energia disponível para a rede.

Com os veículos elétricos Nissan e com o duplo fluxo de energia permitido pelos carregadores V2G Enel e gerido pela plataforma de agregação da Nuvve, a Frederiksberg Forsyning tornar-se-á um participante ativo no sistema de gestão de energia da Dinamarca, ajudando a estabilizar e a compensar a solicitação à rede.

nissan_enel_010

“O lançamento segue-se ao anúncio conjunto com a Nissan durante a COP21 em dezembro último”, afirma Ernesto Ciorra, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Enel. “Há alguns anos apenas, a ideia de comercializar energia de um veículo para a rede teria parecido irrealista. Hoje, em conjunto com os nossos parceiros, tornamo-la uma realidade. A Enel orgulha-se de liderar a indústria da energia tanto no desenvolvimento de ofertas V2G como na introdução das mesmas nos mercados globais, começando pela Dinamarca. Agora temos um centro totalmente funcional de veículos elétricos que disponibiliza serviços de compensação à rede dinamarquesa. Com a V2G podemos melhorar a estabilidade da rede, permitindo uma maior integração de renováveis na mistura gerada, o que é o cerne da estratégia energética global da Enel. A V2G é uma das áreas sustentáveis de inovação que nos está a levar rumo a uma sociedade com reduzida emissão de carbono para benefício da atual e das futuras gerações”. Por sua vez, o diretor de Veículos Elétricos na Nissan Europa, acrescentou que “combater os desafios ambientais que se colocam às sociedades de todo o mundo exige inteligência e uma nova abordagem aos modelos tradicionais de gestão e distribuição de energia. Este revolucionário anúncio na Dinamarca assinala um importante passo no combate direto a estes desafios. Com a tecnologia V2G, os veículos elétricos farão parte integral dos sistemas de gestão de energia do futuro. O facto de uma empresa ter integrado comercialmente esta tecnologia abre o caminho para uma maior implantação da solução em toda a Europa”.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
1Commentário
  • Maurício Ferreira
    Publicado a 21:19h, 11 Setembro Responder

    E o desenvolvimento destes equipamentos V2G foi em grande parte efectuado na MAGNUM CAP, em Aveiro !

Postar comentário