Veículos Elétricos | Hyundai apresenta veículo comercial fuel-cell
17835
post-template-default,single,single-post,postid-17835,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

16 Out Hyundai apresenta veículo comercial fuel-cell

A Hyundai revelou a versão fuel-cell do seu veículo comercial de grandes dimensões, H350, no Salão de Veículos Comerciais de Hannover. Os estudos da marca sul-coreana indicam que a aplicação da tecnologia do hidrogénio tem bastante potencial no segmento dos comerciais ligeiros. Uma das vantagens apontadas pela Hyundai para esta solução consiste num tempo relativamente reduzido – cerca de quatro minutos – para recarregar o depósito de 175 litros de hidrogénio, operação essa que num veículo elétrico de bateria demora mais. A versão fuel cell do H350 tem uma autonomia até 422 quilómetros. O motor foi instalado de forma a não ter impacto na capacidade de carga do veículo. Em função da distância entre-eixos oferece um volume útil de 10,3 m3 ou 12,9 m3 no derivativo furgão, enquanto o minibus pode transportar até 14 pessoas.

O motor elétrico desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e permite alcançar uma velocidade máxima de 150 km/h. A cadeia de propulsão do H350 Fuel Cell é constituída por um depósito de hidrogénio, uma célula de combustível, baterias de alta voltagem, inversor e motor elétrico. Os depósitos, com 700 bar de pressão, estão localizados na parte inferior do compartimento de carga, entre os dois eixos, e compreendem 7,05 kg de hidrogénio, que se divide em protões e eletrões na célula de combustível. A eletricidade produzida por esta pilha é armazenada numa bateria de iões de lítio com uma capacidade de 24 kW. O inversor converter a energia elétrica para alimentar o motor elétrico de 100 kW.

Por: Miguel Ribeiro

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Tags:
Sem Commentários

Postar comentário