Veículos Elétricos | Projeto de eletromobilidade dá prémio ambiental à Irizar
17828
post-template-default,single,single-post,postid-17828,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

16 Out Projeto de eletromobilidade dá prémio ambiental à Irizar

A secção espanhola dos Prémios Europeus do Meio Ambiente, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, através da Fundação da Biodiversidade, atribuiu à Irizar o Prémio Nacional do Meio Ambiente para Empresas, na categoria de produto-serviço. O galardão permitirá à Irizar participar como representante de Espanha na fase final europeia.
Este prémio reconheceu o trabalho desenvolvido pela Irizar em matéria de meio ambiente e eletromobilidade, designadamente com o autocarro urbano Irizar i2e, que incorpora tecnologias que contribuem para uma maior eficiência energética e autonomia deste tipo de veículos de transporte público.
Organizado pela Comissão Europeia desde 1987, estes prémios recompensam as empresas que combinam com sucesso a viabilidade económica dos seus negócios com a proteção do meio ambiente, fazendo-o com a introdução de inovações ecológicas na gestão, nos processos, nos produtos e serviços que disponibilizam. Para concorrerem a estes prémios, as empresas têm de superar primeiro uma fase eliminatória nacional. O processo, dividido em duas etapas, garante que as empresas vencedoras sejam, no contexto europeu, as mais inovadoras, as mais responsáveis e com maior visão de futuro.
A aposta da Irizar pelo desenvolvimento sustentável e o compromisso com o meio ambiente data de 1998, altura em que a empresa se tornou no primeiro fabricante de autocarros espanhol a obter a certificação ISO 14001. Em 2009, junta-se a iniciativa Stop CO2 Euskadi do gabinete basco de Alterações Climáticas. Dois anos depois, o tema da sustentabilidade ganhou um novo impulso com a entrada na área de negócio da eletromobilidade que já se tornou no futuro do grupo.
A decisão de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos tem sido uma das apostas da Irizar, designadamente na conceção de soluções de mobilidade urbana completas: autocarros cem por cento elétricos, articulados ou biarticulados, outros veículos elétricos de serviços para as cidades, sistemas de infraestrutura necessários para o carregamento, a tração e o armazenamento de energia. As primeiras unidades do autocarro 100 por cento elétrico começaram a circular em três cidades europeias em 2014, isto é, cinco anos depois de ter sido tomada a decisão de entrar nesta área de negocio, estando agora a empresa preparada para ser parte da transformação dos sistemas de transporte das cidades, onde os atuais níveis de poluição do ar e acústica tornam mais difícil uma adequada qualidade de vida dos cidadãos.

Por: Miguel Ribeiro

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Tags:
,
Sem Commentários

Postar comentário