Veículos Elétricos | Frota elétrica de Águeda permite poupar mais de 16 mil euros por ano
18391
post-template-default,single,single-post,postid-18391,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

12 Abr Frota elétrica de Águeda permite poupar mais de 16 mil euros por ano

Nova frota de 12 veículos elétricos vai permitir poupar mais de 16 mil euros por ano em combustível à Câmara Municipal de Águeda e evitar as emissões de 19 toneladas de CO2. Em 2017, a autarquia adquiriu quatro quadriciclos de dois lugares Renault Twizy, três Renault ZOE, quatro Renault Kangoo ZE de cinco lugares e um Renault Kangoo ZE de dois lugares.

As viaturas destinam-se ao transporte dos técnicos municipais, bem como dos Agrupamentos de Escolas do concelho, que vão receber uma viatura (modelo Twizy) para apoio a tarefas administrativas.

Segundo Gil Nadais, presidente da autarquia, esta medida inscreve-se “numa estratégia para reduzir as emissões de CO2, de acordo com o compromisso assumido em 2009, com a assinatura do Pacto de Autarcas onde a autarquia de Águeda apostou na mobilidade menos carbónica, mais sustentável!”.

Esta reestruturação da frota da autarquia passou ainda pelo abate de sete viaturas (três a gasolina e quatro a gasóleo), cujo consumo anual se cifrava nos 16 mil euros por ano.

Recorde-se que a autarquia de Águeda já tinha ao seu dispor quatro viaturas híbridas, um quadriciclo elétrico de dois lugares com caixa de carga, um equipamento utilizado pela equipa de jardinagem na cidade e um aspirador urbano elétrico utilizado na limpeza da cidade.
A curto prazo, o parque de bicicletas elétricas de Águeda será igualmente renovado, sendo disponibilizadas mais beÁgueda para utilização pública.

Para além da aquisição de viaturas, a autarquia investiu cerca de 25 mil euros num sistema de carregamento para as diversas viaturas e equipamentos já existentes, que foi instalado na garagem do edifício dos Paços do Concelho.

A previsão sobre custos de carregamento das viaturas, tendo em conta que o carregamento é efetuado no horário de vazio, aponta para 1,5 euros aos 100 km para cada viatura. Tendo como referência uma das viaturas a diesel da atual frota, que têm um consumo médio de 4,5 litros de gasóleo aos 100 Km e considerando o custo atual do gasóleo simples de 1,264 euros por litro, o custo de abastecimento é de 5,7 euros aos 100 Km.

A frota da autarquia de Águeda é constituída por 56 viaturas e 14 máquinas, que são utilizadas diariamente pelos funcionários da autarquia. A frota é gerida por um sistema GPS, que permite o controle de custos de cada viatura.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Sem Commentários

Postar comentário