Veículos Elétricos | BMW alarga gama com trotinette X2City
18612
post-template-default,single,single-post,postid-18612,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

22 Jul BMW alarga gama com trotinette X2City

A BMW vai iniciar a comercialização, no final do ano, de um trottinete elétrica, que foi desenvolvida pela divisão BMW Motorrad. Denominado X2City, representa mais um passo da marca alemã no segmento de mobilidade emissões zero em duas rodas. A trotinette com sistema de propulsão auxiliar elétrico é leve e compacta, permitindo levar o utilizador para todo o lado, independentemente dos congestionamentos de trânsito, da reduzida oferta de estacionamento e dos horários (e frequências) dos transportes públicos.

Com uma velocidade máxima de 25 km/h e uma autonomia elétrica entre 25 e 35 quilómetros, a BMW X2City está vocacionada para uma utilização em ambientes urbanos cada vez mais congestionados. A trotinette X2City foi homologada como “Pedelec25”, dispensando a obrigatoriedade de capacete ou de carta de condução para maiores de 14 anos.

A BMW X2City resultou de uma cooperação entre a BMW Motorrad, a ZEG e as marcas desta última, designadamente a Kettler, a Bulls, a Pegasus, a Hercules, entre outras. Com consequência, esta trotinette elétrica não distribuída pela rede de concessionários da BMW Motorrad, mas através de lojas especializadas em veículos de duas rodas ou online através do site da Kettler AluRad. Segundo a BMW, estes canais dão à marca o acesso a novos públicos para além do segmentos tradicionais de duas rodas. O preço ainda não foi definido, mas ficará abaixo dos dois mil euros.

A BMW X2City tem um peso inferior a 20 quilogramas e uma forquilha dobrável, podendo ser utilizada como meio de transporte para percorrer pequenas distâncias ou como complemento a outros meios de transportes, como o automóvel ou os transportes públicos. Esta trotinette elétrica da BMW pode ser guardada facilmente na bagageira de um automóvel pequeno. As suas dimensões compactas também possibilitam o seu transporte num autocarro ou numa carruagem de metropolitano.

A BMW X2City vem equipada com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 408 Wh. O sistema gestão da bateria assegura uma autonomia diária entre 25 e 35 quilómetros. Uma unidade específica de carregamento com ficha magnética permite carregar com facilidade, recorrendo a uma entrada exterior na trotinette ou diretamente na própria bateria. O tempo de carregamento numa tomada doméstica é de aproximadamente 2,5 horas. O motor elétrico sem escovas permite acelerar até aos 25 km/h. A unidade de operação no guiador disponibiliza cinco opções de velocidade (8, 12,  16, 20 e 25 km/h). Por razões de segurança, o apoio elétrico só é ativado quando se atinge uma velocidade de 6 km/h. O sistema de propulsão elétrico pode ser desligado em qualquer altura através de um interruptor localizador no manípulo do travão. Será de referir que ambas as rodas dispõem de travões de discos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Tags:
,
Sem Commentários

Postar comentário