Veículos Elétricos | Primeiro Fuso eCanter saiu da linha de montagem da fábrica do Tramagal
18628
post-template-default,single,single-post,postid-18628,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

27 Jul Primeiro Fuso eCanter saiu da linha de montagem da fábrica do Tramagal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou na cerimónia oficial que assinalou o início da produção em série do camião elétrico da Fuso, denominado eCanter, na fábrica do Tramagal. Aquela unidade fabril, localizada perto de Abrantes, irá assegurar a produção daquele modelo para todo o hemisfério ocidental, conforme garantiu aos presentes o presidente da Mitsubishi Truck & Bus Corporation, Marc Llistosella.

Para a produção do Fuso eCanter no Tramagal, a Mitsubishi Truck & Bus Corporation, que é detida pela Daimler Trucks, investiu 27 milhões de euros.

O Mitsubishi Fuso eCanter oferece uma autonomia superior a 100 quilómetros com um único carregamento, que é suficiente para o tipo de utilização diária efetuada por este tipo de camiões em distribuição urbana e suburbana. A bateria pode voltar a ser carregada no espaço de uma hora, com recurso a um posto de carga rápido.

A capacidade de carga varia entre duas e três toneladas, dependendo dos tipos de caixa e utilização, e o propulsor elétrico contém seis baterias de alta voltagem, com 420v e 13,8Kwh cada. De acordo com a Mitsubishi Fuso Truck Europe, o eCanter permite “poupanças de mil euros por cada dez mil quilómetros quando comparado com os veículos com motor a gasóleo equivalentes”.

No seu discurso, o Presidente da República chamou a atenção para o facto de as alterações climáticas serem uma realidade e um desafio para o futuro que tem de ser enfrentado, manifestando o seu “orgulho” com aquilo que foi feito no Tramagal e no Japão, com o Fuso eCanter. “Isto significa que finalmente se está a começar a resolver o problema. Isto é o futuro. Tanto pode chegar daqui a cinco anos ou a dez anos, mas é o futuro”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, após a revelação oficial, perante dezenas de convidados, do primeiro camião elétrico a ser produzido em série.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, a cerimónia também contou com as presenças do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da secretaria de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, do presidente da Mitsubishi Truck & Bus Corporation, Marc Listosella, do presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Jorge Rosa, entre outras individualidades.

O presidente da Mitsubishi Truck & Bus Corporation, Marc Listosella, sublinhou que a Daimler Trucks é pioneira no fabrico de camiões elétricos, os quais irão desempenhar “um papel importante na distribuição urbana do futuro”. O responsável defende que a eletrificação dos camiões será um fator importante para cidades mais limpas, advertindo, no entanto, que “o ecossistema elétrico terá de ser criado em parceria com clientes e autarquias”.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Tags:
, ,
Sem Commentários

Postar comentário