Veículos Elétricos | Hyundai prepara lançamento de SUV Fuel-Cell
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28 Ago Hyundai prepara lançamento de SUV Fuel-Cell

A Hyundai está a preparar o lançamento do seu segundo modelo a hidrogénio a ser produzido para comercialização em 2018 e recebe a quarta geração de tecnologia fiel-cell da marca coreana.

O novo SUV FCEV foi desenvolvido com base em quatro pilares: eficiência do  sistema fuel-cell, performance (potência máxima), resistência e densidade do depósito.

Ao melhorar a performance, reduzir o consumo de hidrogénio e otimizar os componentes chave, a eficiência do veículo melhora bastante quando comparada com o ix35 Fuel Cell. O novo SUV exibe um nível de eficiência do seu sistema fuel cell 60%, uma melhoria de 9% relativamente aos 55,3% do ix35. Com a eficiência do sistema otimizada, para o novo modelo prevê-se uma autonomia de cerca de 800 km num único carregamento de acordo com o ciclo NEDC, o que corresponde a 580 km com base nos standards de teste coreanos.

A potência máxima do novo modelo tem um aumento de 20%, para 163 cv. Este SUV fuel cell também apresenta melhorias na sua capacidade de arranque em frio, ultrapassando as dificuldades que os veículos fuel cell enfrentam em trabalhar a temperaturas abaixo do ponto de congelação. O veículo foi otimizado para ser utilizado com temperaturas até menos 33 graus Celsius, ao incorporar componentes chave na pilha de combustível desenvolvida pela Hyundai. Além de melhorar as capacidades do novo modelo, os componentes melhorados – tais como a MEA (conjunto de elétrodo e membrana) e placas bipolares – ainda permitiram reduzir os custos de produção.

No capítulo da resistência, ao empregar tecnologia de catalisadores de elevada resistência, o novo SUV movido a hidrogénio assegura ainda maior longevidade que o seu antecessor.

Esta próxima geração de veículos a hidrogénio revela melhorias significativas na densidade do depósito. O conjunto do depósito compreende agora três recipientes de igual dimensão, em oposição a dois de tamanhos diferentes da geração anterior. Atingiu-se uma capacidade gravimétrica do tanque de referência (massa de armazenamento de hidrogénio por peso do tanque) através de inovações na configuração do revestimento de plástico e eficiência do padrão de camadas, o que resultou na redução de espessura.

O novo veículo vai ainda apresentar tecnologias avançadas de ajuda ao condutor, bem como uma vasta autonomia a hidrogénio. Serão revelados mais detalhes sobre as características do novo ADAS (Advanced Driver Assisting System – Sistema Avançado de Auxílio ao Condutor) em janeiro de 2018 na CES, juntamente com o nome oficial do modelo.

O novo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle – Veículo Elétrico Fuel Cell) tem um design inspirado no do FE Concept, revelado no Salão Automóvel de Genebra. A Hyundai anunciou ainda que irá desenvolver a sua primeira plataforma para veículos elétricos, que irá permitir produzir múltiplos modelos com maior autonomia.

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