Águas de Portugal renova frota operacional com 127 veículos elétricos | Veículos Elétricos
18922
post-template-default,single,single-post,postid-18922,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Águas de Portugal renova frota operacional com 127 veículos elétricos

O Grupo AdP – Águas de Portugal vai introduzir 127 veículos ligeiros elétricos na sua frota operacional, possibilitando uma redução de 43 por cento das emissões de gases com efeito de estufa pelas 12 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

A renovação da frota com a introdução de veículos de baixas emissões é uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e abrange a aquisição de 76 veículos ligeiros de passageiros e 51 veículos comerciais ligeiros. Este projeto é apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica e inclui ainda a instalação de 134 pontos de carregamento em todo o território nacional.

A renovação da frota visa substituir viaturas com mais de oito anos de idade média e maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível.

“As nossas equipas de operação estudaram a adequação dos novos veículos elétricos às rotas operacionais que percorremos diariamente de norte a sul no país e desenharam o mapa de cobertura ótimo de pontos de carregamento a instalar nas nossas infraestruturas. Somos uma Empresa de Ambiente em Portugal e com esta medida conseguimos, simultaneamente, maior qualidade ambiental, eficiência energética e racionalidade económica”, afirma João Nuno Mendes, presidente do Grupo AdP.

A par da introdução de veículos de baixas emissões, o Grupo AdP promoverá também, entre outras ações, a certificação energética da frota automóvel das suas empresas, a implementação de um sistema de georreferenciação e monitorização da frota e a formação dos seus trabalhadores para a eco condução.

Os 127 veículos elétricos serão distribuídos pelas seguintes empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal: Águas do Norte, S.A.; Águas do Douro e Paiva, S.A.;  SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A.;  AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A.;  Águas do Centro Litoral, S.A.;  Águas do Tejo Atlântico, S.A.;  EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.; Águas do Vale do Tejo, S.A.;  SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A.;  Águas de Santo André, S.A.;  AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A.; Águas do Algarve, S.A..

No Comments

Post A Comment