eDumper produz mais energia do que consome | Veículos Elétricos
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eDumper produz mais energia do que consome

A empresa suíça e-Mining, que resultou de uma parceria entre a Kuhn Schweiz e a Lithium Storage, desenvolveu o maior camião de estaleiro elétrico de minas do mundo, o eDumper. Com uma tara de 45 toneladas e um peso bruto de 110 toneladas, este veículo oferece uma capacidade de carga de 65 toneladas e tem a particularidade de não consumir gasóleo nem produzir emissões de dióxido de carbono na sua operação diária. Além disso, produz mais eletricidade na sua operação do que aquela que consome.

O eDumper resultou da conversão de um veículo Komatsu 605 HD, tendo sido substituída o sistema de propulsão de combustão por uma cadeia de tração elétrica. O eDumper recebeu um sistema de motores elétricos síncronos que desenvolvem uma potência de 590 kW (800 cv) e um binário de 9.500 Nm, além da maior bateria de iões de lítio do mundo instalada num veículo, com uma capacidade de 600 kWh e um peso de cinco toneladas.

Este dumper elétrico foi concebido para vencer inclinações superiores a 13% totalmente carregado e nas condições mais difíceis. Em cada uma das 20 descidas diárias, os 40 kWh de energia elétrica recuperada pelo veículo é armazenada nas baterias de iões de lítio, fazendo do eDumper um exportador líquido de eletricidade. Alguma da energia é utilizada pelo veículo nas viagens de ida em vazio até à zona de extração, sendo a restante injetada na rede elétrica durante a noite.

De acordo com as estimativas, a energia elétrica produzida a mais poderá atingir os 200 kWh por dia e por veículo.

O eDumper irá começar a ser operado na Suíça pela empresa Ciments Vigier na sua fábrica de cimento perto de Biel-Bienne. O veículo irá transportar matéria-prima a partir do estaleiro de La Tscharner até um tapete rolante. Em comparação com um camião de estaleiro convencional com a mesma capacidade de transporte, o eDumper permite poupar 50 mil litros de gasóleo por ano e evita a produção de 130 toneladas de dióxido de carbono. O tempo de vida útil do veículo é de aproximadamente dez anos.

Caso se confirmem as estimativas de redução de custos de operação do eDumper, a Ciments Vigier admite introduzir até oito veículos deste tipo na sua frota. A Kuhn Schweiz, uma subsidiária do grupo Kuhn, que comercializa equipamento Komatsu na Europa, também está a considerar estender este conceito a outras aplicações, como construção de túneis ou trabalhos de movimentação de terras em áreas residenciais sensíveis às emissões de gases e ao ruído.

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