Acordo entre a Scania e a Northvolt para a eletrificação de pesados | Veículos Elétricos
19306
post-template-default,single,single-post,postid-19306,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Acordo entre a Scania e a Northvolt para a eletrificação de pesados

A Scania e a Northvolt estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento e comercialização de tecnologia de baterias para veículos comerciais pesados. O construtor sueco anunciou um investimento de dez milhões de euros nesta parceria para reforçar o desenvolvimento e o apoio da linha de demonstração e pesquisa da Northvolt.

Segundo a Scania, a eletrificação dos veículos avança rapidamente e oferece um caminho favorável para soluções de transporte mais sustentáveis. Para camiões e autocarros, o desenvolvimento continuado de uma estrutura de carregamento e de baterias mais baratas e eficientes constitui uma necessidade para uma maior aceitação por parte do mercado de veículos  eletrificados. As diferentes aplicações no transporte irão exigir diferentes sistemas de propulsão elétricos. Para otimizar o efeito, a tecnologia da baterias e das suas células deve ser desenvolvida para suportar as diferentes necessidades.

Ambas as empresas irão criar uma equipa de especialistas que trabalhará no centro de pesquisa da Northvolt – Northvolt Labs – em Västerås, na Suécia. O objetivo consiste no desenvolvimento e comercialização de baterias de células para veículos comerciais. As duas empresas também chegaram a acordo para aquisição de baterias de células.

A produção de baterias de células exige uma utilização intensiva de energia e a Suécia dispõe de um fornecimento sólido e económico de energia verde. O país tem assim condições para uma produção sustentável de baterias em larga escala. A Northvolt vai construir uma nova fábrica de baterias na cidade de Skellefteå no norte da Suécia, com a mais reduzida pesada de carbono e aa mais elevadas ambições de reciclagem.

Esta parceria com a Northvolt é uma das iniciativas estratégicas da Scania para promover a mudança para um sistema de transporte sustentável.

No Comments

Post A Comment