Azkarga, uma rede de carregamento que pretende ligar a Europa | Veículos Elétricos
19359
post-template-default,single,single-post,postid-19359,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Azkarga, uma rede de carregamento que pretende ligar a Europa

O projeto é espanhol e junta empresas (algumas concorrentes) como Ingeteam, IBIL, Iberdrola, ZIV, EDS e o Cluster de la Energía del País Basco. O objetivo do Azkarga é instalar uma rede de carregamento de veículos elétricos que permita efetuar esta operação entre 15 e 20 minutos.

As empresas IBIL e Iberdrola são, atualmente, as maiores operadoras de pontos de carregamento de veículos elétricos a operar em Espanha e que pretendem que as estações Azkarga estabeleçam um corredor que ligue Portugal, Espanha e França.

Os pontos de carga em teste disponibilizam CCS europeu (utilizados por modelos como o Volkswagen e-Golf), CHAdeMO de 50 kW (que poderá ser utilizado pelo Nissan LEAF) e AC Modo 3 de 43 kW de potencia (para Renault ZOE ZE 40 Q90).

O pagamento da carga é feito através de uma aplicação para smartphone, o que é inovador em relação ao que existe em Espanha. No país vizinho, a maioria dos pontos de carregamento exige que o utilizador tenha um cartão RFID (Radio-frequency identification), diferente todos os anos.

A meta traçada é de que, em 2020, existam 740 pontos de carga deste projeto e alcançar potencias como 150 e 350 kW.

 

No Comments

Post A Comment