Renault apresenta Master Z.E. em Lisboa | Veículos Elétricos
20150
post-template-default,single,single-post,postid-20150,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Renault apresenta Master Z.E. em Lisboa

A Renault escolheu a cidade de Lisboa para a apresentação internacional da versão elétrica do modelo Master, que constitui mais um passo da marca francesa para a eletrificação da última milha do transporte urbano. O Master Z.E. oferece uma autonomia real de 120 quilómetros e a mesma capacidade de carga das versões de combustão.

Com uma dimensão superior à do Kangoo Z.E., o Master Z.E. surge como resposta para a necessidade de distribuição de última milha nos centros urbanos e sobretudo às limitações de acesso que algumas cidades europeias estão a impor, assim como às novas regras que favorecem a utilização de veículos isentos de emissões locais.

O modelo elétrico da Renault insere-se no segmento dos furgões de grandes dimensões, que neste momento conta com uma oferta reduzida, a quase se resume ao Iveco Daily Electric, que irá aumentar a curto e médio prazo, quando forem lançados comercialmente o Volkswagen eCrafter e o Mercedes-Benz eSprinter.

Como consequência do aumento do comércio eletrónico, as empresas de distribuição viram aumentar as entregas de cargas volumosas, mas pouco pesadas. A necessidade de maior espaço e menor peso foi refletida na adaptação do Renault Master à família de veículos elétricos.

A transformação manteve inalteradas as caraterísticas técnicas deste modelo em termos de espaço de carga e acessibilidade ao compartimento de carga. A Renault Pró+ irá comercializar a versão elétrica do Master em inúmeras versões e também estarão disponíveis variantes para transformação à medida das necessidades de cada aplicação. A oferta assentará em seis versões do furgão com três comprimentos e duas alturas, oferecendo volumes úteis de carga entre 8 e 13 m3 e cargas úteis entre 1.000 e 1.100 kg.

O motor elétrico R75, baseado no ZOE e fabricado na unidade francesa de Cleon, desenvolve uma potência de 57 kW (76 cv) e permite alcançar uma velocidade máxima de 80 km/h. O Master Z.E. disponibiliza um modo Eco que reduz a prestação do motor para aumentar a autonomia, diminuindo a aceleração e limitando a velocidade máxima a 80 km/h.

O Master Z.E. recebe a mesma bateria de 33 kWh da LG Chem, que já estava disponível no Kangoo Z.E., oferecendo uma autonomia homologada em ciclo NEDC de 200 quilómetros, que corresponderá a cerca de 120 quilómetros em condições normais de utilização. O tempo de carga da bateria é de aproximadamente seis horas numa wallbox com uma potência de 7,4 kW. A bateria estará disponível em regime de aluguer, com contrato FLEX.

No Comments

Post A Comment