Porto Santo vai ser primeira ilha inteligente | Veículos Elétricos
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Porto Santo vai ser primeira ilha inteligente

Porto Santo irá ser a primeira “ilha inteligente” com o lançamento do primeiro sistema elétrico inteligente gerido pelo Grupo Renault e pela Empresa de Eletricidade da Madeira. O ecossistema elétrico a implementar apoia-se em quatro pilares: veículos elétricos, armazenagem de energia, a recarga de energia e a reversão da carga (Vehicle to Grid ou V2G).

O projeto insere-se num programa do Governo Regional da Madeira para a ilha do Porto Santo, designado por “Porto Santo Sustentável – Smart Fóssil Free Island”, que tem como objetivo fazer a transição energética da ilha. A Empresa de Eletricidade da Madeira, que tem a responsabilidade dos projetos associados à energia e à mobilidade elétrica no arquipélago, escolheu o Grupo Renault como parceiro para o desenvolvimento das soluções de mobilidade elétrica.

Esta primeira ilha inteligente mundial vai utilizar os veículos elétricos, a segunda vida das baterias, o carregamento inteligente e a reversão do carregamento (V2G) para ser energeticamente independente e estimular a produção de energias renováveis. O Grupo Renault, a EEM e outros parceiros trabalham, desde o início deste ano, no projeto. Com um tempo de execução de 18 meses, existe a intenção de o implementar, em seguida, em todo o arquipélago da Madeira.

Para a conceção deste ecossistema, o Grupo Renault utilizará os seus automóveis elétricos, mas também recorrerá a soluções tecnológicas testadas e comprovadas. No quadro do projeto de Porto Santo, associou-se a outros relevantes atores do setor da energia: Bouygues Energies et Services, The Mobility House e ABB.

O projeto comporta três vertentes complementares. Numa primeira fase, 20 famílias/entidades voluntárias da ilha de Porto Santo utilizarão 14 unidades do modelo ZOE e seis unidades do Kangoo Z.E. em utilização quotidiana. As viaturas poderão ser carregadas de forma inteligente (smartcharging) nos 40 postos de carregamento conectados, públicos e privados, instalados na ilha pela EEM e pela Renault. Numa segunda fase, estes automóveis irão mais longe na sua interação com a rede elétrica e serão capazes de injetar eletricidade na rede, nos picos de maior consumo de eletricidade na ilha. Para além do carregamento inteligente, as viaturas também servirão de unidades de armazenamento temporário de energia. Em terceiro lugar, as baterias, em segunda vida, oriundas de modelos elétricos da Renault, irão armazenar a energia, por definição intermitente, produzida pelas centrais solares e eólicas do Porto Santo. Esta energia armazenada será restituída à rede quando tal for necessário. O Grupo Renault pretende demonstrar assim, pela primeira vez, que é possível reutilizar as baterias, em segunda vida, em benefício de um ecossistema local.

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