Jaguar entra no segmento dos elétricos com SUV i-Pace | Veículos Elétricos
20251
post-template-default,single,single-post,postid-20251,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Jaguar entra no segmento dos elétricos com SUV i-Pace

A Jaguar vai apresentar ao público o modelo i-Pace no Salão de Genebra, que representa a entrada da marca no segmento dos veículos elétricos, mas já pode ser encomendado nos concessionários da marca, e está disponível com preços a partir de 80.419 euros.

Com carroçaria do tipo SUV, o Jaguar i-Pace foi desenvolvido de raiz como um veículo elétrico e isso reflete-se no seu design exterior, com linhas esguias de coupé e inspiradas no Jaguar C-X75, que procura tirar o máximo de partido da cadeia cinemática elétrica, bem como maximizar o potencial proporcionado por este tipo de motorização.

O Jaguar i-Pace recebe uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 92 kWh, distribuídas por 432 células, que permite assegurar uma autonomia anunciada de 480 quilómetros no novo ciclo WLTP. Os proprietários poderão carregar até 80 por da capacidade da bateria em apenas 40 minutos, caso seja utilizado um carregador rápido com uma potência de 100 kW. Numa wallbox de 7 kW, essa mesma operação demora cerca de dez horas, sendo ideal para carregamento em período noturno. A propulsão é assegurada por dois motores – um em cada eixo – que desenvolvem uma potência máxima de 400 cv e um binário de 696 Nm, e permitem uma tração integral, garantindo motricidade em todas as condições de piso.

O elevado binário e elevada eficiência energética dos motores proporcionam uma performance de automóvel desportivo, o que é patente na aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A performance instantânea é equiparada a conforto dinâmico excecional e a um elevado prazer de condução.

A bateria está localizada entre os eixos por baixo da carroçaria, o que permite garantir uma distribuição de peso de 50:50 e um baixo centro de gravidade. Em conjunto com uma suspensão dianteira de braços duplos e um eixo traseiro Integral Link, com suspensão pneumática em opção, e um sistema ajustável Adaptive Dynamics.

O interior oferece uma lotação para cinco adultos e uma generosa bagageira, que tem uma capacidade de 665 litros, podendo ser ampliada até aos 1.453 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. . O habitáculo possui uma configuração interior que otimiza o espaço para os passageiros, enquanto os materiais sofisticados, incluindo a opção de um interior premium com revestimentos Kyadrat – e um cuidado extremo com os detalhes identificam o i-Pace como um verdadeiro Jaguar.

Não obstante a dimensão exterior de um SUV médio, o design da secção dianteira e a cadeia de propulsão elétrica permitiram a disponibilização de uma habitabilidade interior semelhante à de um grande SUV. Nos bancos traseiros, o espaço para as pernas é de 890 mm e como não existe túnel da transmissão está disponível um compartimento central para guardar objetos com uma capacidade de 10,5 litros. Nos lugares traseiros também existe a possibilidade de arrumar um tablet ou um computador portátil por baixo dos assentos.

Em termos de tecnologia, o I-Pace disponibiliza um sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo na Jaguar. A inovadora utilização da combinação de dois ecrãs táteis, com sensores capacitivos e comandos físicos sensíveis ao tato, possibilita uma utilização intuitiva. O novo sistema de navegação de veículo elétrico recorre à topografia para calcular a rota até ao destino e também aos dados obtidos em viagens anteriores, incluindo o estilo de condução, para calcular uma autonomia personalizada e o nível de carga, com uma precisão execional para a maior confiança possível do condutor.   

O Jaguar i-Pace é proposto em três níveis de equipamento – S, SE e HSE – a que se junta uma outra, de lançamento, denominada First Edition.      

Tags:
, ,
No Comments

Post A Comment