O turismo também é elétrico | Veículos Elétricos
20409
post-template-default,single,single-post,postid-20409,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

O turismo também é elétrico

O turismo sustentável vai muito além do passeio por reservas da natureza e parques naturais. Descobrir uma cidade deve ter também esse cuidado, por isso, passear por Lisboa no veículo elétrico pode ser uma alternativa para descobrir a cidade, poluindo menos.

A Electric Rent & Advertising tem uma ampla área de atuação, tendo como elo comum a promoção da mobilidade elétrica. A face mais visível deste projeto que nasceu em julho de 2017 é a turística e designa-se por Live Electric Tours.

Lisboa pode ser explorada a bordo de um bilugar da Renault, o Twizy, equipado com GPS e uma câmara que filma o percurso e o partilha nas redes sociais, se os utilizadores quiserem.

«A Electric Rent & Advertising nasceu primeiro, em janeiro de 2017, como empresa promotora da mobilidade elétrica. Mais tarde, em Julho, surgiu a Live Electric Tours. “Verificámos que existia uma oportunidade de negócio na área do turismo e decidimos criar a Live Electric Tours, porque, na cidade de Lisboa, existe necessidade de mobilidade para os turistas», explica Djalmo Gomes.

O fundador e CEO do projeto comenta que «existe uma oferta muito significativa, mas não é suficiente para o número de turistas que temos. Ao nível de self drive existiam dois operadores, nós somos o terceiro. Achámos que havia espaço para termos uma oferta diferente da que existe no mercado».

A escolha por um veículo elétrico foi natural e vem no seguimento da génese da empresa, que tem outros serviços sempre aliados aos veículos elétricos. Atualmente, a frota conta com cinco Twizy. Estes veículos foram os selecionados para o projeto porque «porque são veículos pequenos, fáceis de conduzir e com potência para subir as colinas de Lisboa».

A procura tem sido crescente, mas nem tudo são rosas neste projeto. Há dificuldades, mas contornam-se com a firme convicção que o futuro da mobilidade é elétrico. Djalmo Gomes comenta: «Digo muitas vezes que se tivéssemos optado por veículos não elétricos, a nossa operação era mais rentável. Mas acreditamos que estamos a investir em algo de futuro e não para ser rentável no imediato». Os desafios passam, por exemplo, pelo carregamento dos veículos. Os carros têm autonomia para 75 km, «muito bem esticados» e os passeios têm entre 15 a 20 km, o que limita o número de carros que podem ser alugados por dia, tendo em conta que nem sempre é fácil carregar o carro. «Temos um ponto de carregamento próprio, mas quando procuramos um posto público de carregamento, o desafio é maior. Normalmente, estão ou avariados ou ocupados. Temos feito alguma insistência junto do operador para tentar repará-los e somos a favor que comecem a ser pagos», afirma o mentor do projeto. A tudo isto alia-se ainda o facto de o Renault Twizy carregar com uma tomada Schuko e os postos públicos estão a ser modificados para Mennekes (IEC 62196), «por isso teremos de comprar adaptadores».

Turismo num quadriciclo

A categoria do Twizy é de quadriciclo e vem equipado com GPS áudio guia com os tours programadas que conduzem os turistas por vários pontos históricos da cidade.

«O nosso GPS não fala apenas da história, das praças e dos monumentos, fala do dos locais de diversão noturna, ainda passa por locais com obras mais contemporâneas com as esculturas do Vhils», conta Djalmo Gomes.

No topo destes Twizy há uma pequena caixa com uma câmara, desenvolvida especificamente para a Live Electric Tours. A ideia é que os utilizadores possam partilhar em direto a sua experiência pela cidade para os amigos e familiares através do Facebook. O objetivo é ter um produto «competitivo» e ao mesmo tempo «proporcionar ao turista a experiência de conduzir um veículo elétrico. 99% dos nossos clientes nunca andaram de carro elétrico e isso faz com que tenham uma apetência diferente para conhecer as cidades, de forma sustentável», comenta Djalmo Gomes.

Promotores da mobilidade elétrica

Além do conceito do Twizy, a Electric Rent & Advertising disponibiliza ainda outros serviços, sempre com veículos elétricos no centro. Recorrendo ao Renault Zoe, ao Tesla Model S e ao BMW i3 é possível fazer ativações de marcas, ações de team building e ainda aluguer dos carros às empresas para que estas internamente possibilitem o carsharing e os funcionários possam experimentar estes veículos de nova geração.

Todo este trabalho conta com a participação ativa de uma equipa de 11 pessoas.

 

No Comments

Post A Comment