Scania com abordagem multifacetada na eletrificação | Veículos Elétricos
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Scania com abordagem multifacetada na eletrificação

A Scania acredita que não existe uma solução “única” na área das tecnologias sustentáveis e que a sua resposta “à necessidade de uma solução de transporte mais sustentável, com veículos elétricos, envolve várias áreas de investigação diferentes”. A marca sueca está a adotar uma abordagem multifacetada, incluindo a investigação de diferentes tipos de tecnologias híbridas a biocombustível e veículos totalmente elétricos.

Segundo Nils-Gunnar Vagstedt, que lidera todo o trabalho da Scania na área da tecnologia de eletrificação, “a nossa filosofia consiste em adotar uma abordagem mais ampla quando se trata de investigar todas as tecnologias sustentáveis, em vez de colocar todos os ovos no mesmo cesto”. 

Para a Scania, “o debate público muitas vezes considera erradamente os veículos elétricos com bateria como a única opção de veículos totalmente elétricos, mas na nossa investigação e desenvolvimento também trabalhamos com veículos totalmente elétricos, movidos por células de combustível alimentadas a hidrogénio e veículos totalmente elétricos que podem ser carregados através de estradas eletrificadas”. 

Parceria com a Siemens

Atualmente, o fabricante nórdico está envolvido num projeto de “autoestrada eletrificada, em parceria com a Siemens. Trata-se de uma faixa de dois quilómetros da autoestrada E16, fora da cidade sueca de Gävle, e que está equipada com uma catenária. Nessa autoestrada, os camiões Scania estão equipados com um coletor de energia por pantógrafo, que está montado na armação por detrás da cabina. Os pantógrafos estão, por sua vez, ligados à catenária que passa por cima da faixa do lado direito da estrada Os camiões podem livremente ligar-se e desligar-se da catenária quando estão em movimento e carregar as baterias nos camiões que estão equipados com um grupo motopropulsor híbrido elétrico. A empresa revela que “o desenvolvimento futuro da tecnologia das baterias e da infraestrutura de carregamento, como a estrada eletrificada, determinará como alimentar futuros veículos pesados eletrificados e híbridos”.

Entretanto, a Suécia e a Alemanha, assinaram um acordo para lançar uma nova parceria de inovação, focada na “Inovação e na Cooperação para um Futuro Sustentável”, e que contou com a aprovação da chanceler alemã Angela Merkel e do primeiro-ministro sueco Stefan Löfven. Neste sentido, está previsto o lançamento de um novo projeto de autoestrada elétrica e demonstrações desta tecnologia na Alemanha, numa extensão maior.

“Um foco importante desta cooperação será testar e desenvolver ainda mais as oportunidades oferecidas pela tecnologia da estrada eletrificada, trabalho que já iniciámos em cooperação com a Siemens”, acrescenta Vågstedt. O responsável revela que “a grande escala do desafio das soluções de transporte com baixo teor de carbono e das soluções possíveis significa que a Scania vê as parcerias como a única forma de a indústria dos transportes poder tornar-se sustentável. Não podemos trabalhar isoladamente”.

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