VDL testa solução de carregamento múltiplo | Veículos Elétricos
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VDL testa solução de carregamento múltiplo

A VDL desenvolveu um sistema modular que permite carregar até sete veículos pesados em simultâneo com diferentes potências. Segundo o fabricante holandês, as soluções de carregamento rápido são cruciais para se obter um ótimo custo total de propriedade. Nesse sentido, a VDL construiu uma praça de carregamento para testar a utilização de diferentes sistemas autónomos, permitindo a comunicação entre diferentes soluções e equipamentos de carregamento. A solução mais recente dos principais fornecedores pode ser associada a diversas ligações de carregamento rápido. Além dos sistemas tradicionais de carregamento por cabo elétrico também estão disponíveis várias soluções em pantógrafo. Por exemplo, na instalação de teste de Valkenswaard da VDL foram instalados quatro pontos de carregamento rápido que podem ser utilizados em simultâneo quer com veículos com pantógrafos montados, quer com pantógrafos incorporados na infraestrutura. Com uma potência total de 1.4 MW, a VDL afirma que não existe qualquer problema na realização de testes com potências de carregamento até 600 kW e fluxos contínuos. Em termos de comparação, um carregador doméstico especial para automóveis apenas carrega com uma potência de até 11 kW.   

“Esta praça de carregamento irá possibilitar o desenvolvimento contínuo de vários sistemas de carregamento e a interação entre eles, reforçando a nossa posição de liderança como parceiro de transição na área do transporte pesado elétrico”, sublinha Willem van der Leegte, CEO do VDL Groep. “Durante a monitorização e teste dos vários sistemas, a informação recolhida permitir-nos-á aconselhar melhor os nossos clientes. A cooperação entre as diferentes empresas do VDL Groep e com os nossos parceiros estratégicos nas áreas do carregamento e armazenamento de energia oferece um claro valor acrescentado. A otimização destas soluções vai mitigar os riscos durante a implementação e reduz os custos para o cliente. Isto irá acabar por acelerar a transição para o transporte limpo que nos beneficiará a todos”.

A praça de carregamento oferece não só a possibilidade de carregamento dos veículos, mas também de descarregamento através da infraestrutura de carregamento.  Após o descarregamento, a energia é armazenada numa infraestrutura estacionária de baterias. Este sistema servirá não apenas para testar os sistemas de carregamento, mas também para obter dados mais rapidamente acerca do envelhecimento dos sistemas de baterias, assim como a possibilidade de lhes dar uma “segunda vida”. Além disso, o sistema também proporciona boas oportunidades para investigar a carga das sessões de carregamento na rede elétrica.     

1 Comment
  • antonio manuel dos santos cristovão
    Posted at 04:52h, 16 Julho Responder

    O carregamento com troley, no percurso maior e usando as baterias para os pequenos desvios as paragens dentro das localidades, promete ter uma aplicaçãao sustentavel nos arredores e até ao centro das cidades. Aqui na A5 Lisboa- Cascais funcionaria que nem gingas, recolhendo genet nas terras adjacentes e entragndo-as em Lisboa em pontos diversos. As baterias asseguram os pequenis desvios e o troley aereo ou embe bevido na A5 complementaria.

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