BMW 530e iPerformance recebe carregamento por indução | Veículos Elétricos
20863
post-template-default,single,single-post,postid-20863,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

BMW 530e iPerformance recebe carregamento por indução

A BMW vai disponibilizar um sistema de carregamento da bateria por indução para o BMW 530e iPerformance, a partir de julho, que será proposto como opção. O BMW Wireless Charging permite a transmissão de energia elétrica para a bateria de alta voltagem sem o recurso a qualquer cabo, bastando posicionar o veículo sobre uma base. Esta pode ser instalada, por exemplo, numa garagem, iniciando-se o processo de carregamento quando o veículo fica estacionado na posição, não sendo necessária qualquer outra intervenção do condutor.

O lançamento desta tecnologia permite ao BMW Group dar mais um passo em direção à infraestrutura que tornará o carregamento de uma bateria de um veículo eletrificado num processo ainda mais simples do que abastecer de combustível um veículo com motor de combustão.

O BMW Wireless Charging consiste numa estação de carregamento por indução (GroundPad), que pode ser instalada numa garagem ou no exterior, e um componente secundário no veículo (CarPad), fixado na parte inferior do veículo. A transferência sem contacto de energia entre o GroundPad e o CarPad é efetuada a uma distância de oito centímetros. O GroundPad gera um campo magnético, sendo a corrente elétrica induzida pelo CarPad, que então carrega a bateria de alta voltagem.

O sistema tem uma potência de carregamento de 3,2 kW, permitindo ao BMW 530e iPerformance recuperar a capacidade total da bateria em aproximadamente 3,5 horas. A BMW adianta que a taxa de eficiência do carregamento é de aproximadamente 85 por cento.

O BMW Wireless Charging utiliza a mesma tecnologia de carregamento por indução que foi adotada pela maioria dos fabricantes de smartphones ou escovas de dentes elétricas para carregar as suas baterias. A principal vantagem consiste na facilidade de utilização, uma vez que os condutores não necessitam de recorrer a um cabo para carregar o seu veículo híbrido plug-in. Em vez disso, mal o veículo fica imobilizado corretamente por cima do estação de carregamento por indução, seguido do toque no botão de Start/Stop, inicia-se o processo de carregamento. Quando a bateria fica totalmente carregada, o sistema desliga-se automaticamente. 

O BMW Wireless Charging também ajuda o condutor a manobrar para a posição correta de parqueamento, graças a uma ligação WiFi que estabelece a comunicação entre a estação de carregamento e o veículo. Uma imagem superior do carro e da sua envolvente surge no ecrã de controlo, que possui linhas coloridas para ajudar a guiar o condutor enquanto estaciona. Um ícone gráfico surge quando se atingiu a posição correta de estacionamento para carregamento por indução. O sistema permite uma margem de erro longitudinal até sete centímetros para a posição ótima e até 14 centímetros lateralmente.

O GroundPad também pode ser instalado no exterior e utilizado sob todas as condições atmosféricas. Todos os componentes condutores de eletricidade estão protegidos da chuva e da neve, enquanto a passagem por cima deste dispositivo também não o danifica. Durante o carregamento, o ambiente de radiação eletromagnética está limitado á parte inferior do automóvel.

O BMW Wireless Charging estará disponível a partir de julho na Alemanha, seguindo-se o seu lançamento no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Japão e na China.

No Comments

Post A Comment