Birò, o novo “elétrico” de Lisboa | Veículos Elétricos
21270
post-template-default,single,single-post,postid-21270,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Birò, o novo “elétrico” de Lisboa

Em breve, vai ser possível fazer passeios turísticos por Lisboa a bordo de pequenos veículos elétricos, o Birò, decorados como os “velhinhos” elétricos amarelos.

O projeto turístico chama-se New Yellow of Lisbon (NyL) e gira em torno de dois grandes eixos, por um lado o Birò, o pequeno veículo elétrico de dois lugares, por outro o turismo em Lisboa.

O Birò é tão pequeno que são precisos quatro veículos para ocupar o espaço de estacionamento de um veículo normal. Aliás, em italiano (nacionalidade do carro), Birò significa “coisa pequena”, explica César Barbosa, CEO da etc2.pt, empresa importadora deste 100% elétrico, com um metro de largura e 1,74 de comprimento e 500 quilogramas de peso. A bateria amovível tem uma autonomia de 60 quilómetros e demora cerca de duas horas a carregar numa tomada doméstica. É possível ter bateria fixa, com autonomia de 100 quilómetros, e quatro horas de carregamento.

A etc2.pt já tem duas lojas em Lisboa – Rato e Praça da Figueira – e uma em Cascais, nas quais comercializam o carro, equivalente a um motociclo, por 9.900 euros mais IVA.

Recentemente, criaram a NyL, revelando assim a versatilidade do Birò, que pode ser adequado a diferentes atividades, uma vez que existe um modelo com capacidade de carga até 300 litros, designado por Birò Box.

O conceito do NyL está baseado em passeios turísticos acompanhados por um guia. A ideia é juntar cinco ou seis veículos (dez a 11 pessoas) e partirem todos juntos à descoberta da cidade com um fio condutor que pode ser a arquitetura, a história, a gastronomia ou outro. O guia “conduz” todos o Birò dando indicações através de um walkie-talkie. Na fase inicial, vão ser lançados três tours temáticos, mas no futuro outros vão surgir. São vários os temas que estão a ser trabalhados com historiadores e guias profissionais: Assalto ao Castelo, Em Busca do Novo Mundo, Terramoto de 1755, Cafés Históricos, Sabores de Lisboa, entre outros. Cada tour tem o seu ponto de partida na Praça da Figueira e duração mínima de duas horas.

Estes passeios podem ser adquiridos com um pacote completo: tour da manhã com almoço, tour da tarde com jantar ou tour da noite com ceia e/ou espetáculo.

Os veículos estão decorados como os tradicionais elétricos da capital e o primeiro Birò da fila está identificado com número e destino, indicando assim a “carreira”, tal como um tradicional elétrico.

As viagens podem ser requisitadas nas lojas físicas em plataforma própria do NyL (disponível brevemente, tal como os preços e oferta) e noutros sites de reservas de viagens. Haverá um tour de manhã que pode finalizar com almoço, e outro à tarde com jantar incluído. Será ainda possível fazer um tour noturno, concluindo com ceia e possibilidade de assistir a um espetáculo.

No Comments

Post A Comment