Aix en Provence encomenda 15 ie tram à Irizar | Veículos Elétricos
21305
post-template-default,single,single-post,postid-21305,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Aix en Provence encomenda 15 ie tram à Irizar

A autoridade de transportes da cidade francesa de Aix en Provence adjudicou 15 veículos elétricos de 12 metros ie tram à Irizar e-mobility, que se destinam a uma nova linha dedicada de elevada capacidade (BHNS), denominada L´Aixpress. O fabricante espanhol irá fornecer não só o material circulante e a sua manutenção, mas também a infraestrutura de carregamento. 

A linha L’ Aixpress irá estabelecer a ligação entre a zona ocidental de Aix en Provence e o sul daquela cidade, numa extensão de 7,2 quilómetros. A nova BRT contará com 19 paragens, que distarão entre si cerca de 350 metros. O serviço terá intervalos de passagem de cinco minutos e irá assegurar a cobertura dos principais pontos nevrálgicos como a universidade, a estação ferroviária, a praça Rotonde, a central rodoviária, entre outros.

O projeto prevê a instalação de estações de carga de oportunidade com recurso a pantógrafo, no início e no final da linha, e outras de carregamento inteligente na estação de recolha.

O modelo Irizar ie tram, de 12 metros de comprimento, é um produto com tecnologia Irizar, tanto na eletrónica e comunicações como nos principais sistemas do veículo: cadeia cinemática, módulos de baterias e sistemas de carregamento. Estes autocarros elétricos com design de Metrobus dispõem de uma capacidade máxima para 90 passageiros, incluindo 22 lugares sentados. Os veículos possuem três portas, nove câmaras de videovigilância e grandes superfícies vidradas. Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras. A autonomia anunciada é de 50 quilómetros e a velocidade máxima está limitada a 70 km/h.    

A primeira unidade será entregue em abril de 2019, estando previsto o arranque da operação para setembro do próximo ano.       

No Comments

Post A Comment