Projeto eTaxi de Munique integra dez Jaguar i-Pace | Veículos Elétricos
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Projeto eTaxi de Munique integra dez Jaguar i-Pace

A Jaguar Land Rover da Alemanha entregou dez viaturas elétricas Jaguar i-Pace para o projeto eTaxi de Munique. Os veículos foram entregues ao centro de taxis de Munique numa cerimónia realizada frente ao edifício da Ópera de Munique, que contou as presenças do vice-presidente do munícipio de Munique, Josef Schmid, da conselheira do ambiente da capital da Baviera, Stephanie Jacobs, do presidente do automóvel clube da Alemanha para o sul da Alemanha (ADAC), Gerd Ennser, e do CEO da Jaguar Land Rover da Alemanha, Ralf Speth.

Com a frora de dez i-Pace alinhados em frente à Ópera de Munique iniciou-se um novo capítulo da indústria de táxis da Alemanha, uma vez que os veículos elétricos da Jaguar vão contribuir para uma nova experiência de condução aos motoristas de táxi da segunda maior cidade da Alemanha: silenciosa, confortável e livre de emissões. “É um novo tipo de automóvel para um novo tipo de mobilidade”, sublinha o CEO da Jaguar Land Rover Alemanha. “Estou muito feliz por lançar o projeto eTaxi com a cidade de Munique, o ADAC e o centro de táxis de Munique com a primeira frota de táxis Premium totalmente elétrica na Alemanha”.

Os novos táxis elétricos da Jaguar vão entrar em operação regular no mês de Agosto e estarão ao serviço da Central de Táxis de Munique, podendo também ser chamados através da aplicação ‘taxi.eu’. O Jaguar i-Pace apresenta o visual típico de táxi da cidade de Munique e os seus motoristas receberam uma formação especial para familiarização com as caraterísticas de um veículo eletrico em geral e do Jaguar em particular.

O táxi i-Pace pode ser utilizado numa operação diária de 24 horas, sendo as baterias recarregadas novos postos de carregamento rápido instaladas pela central de táxis de Munique na sua estação de recolha. “O objetivo é termos sempre cinco carros a carregar e os outros cinco na rua”, afirma Gregor Beiner, responsável da Central de Táxis de Munique, adiantando esperar uma redução de custos de utilização para a nova frota elétrica.

Com um preço inicial de 77.850 euros na Alemanha, o i-Pace assume-se como uma proposta competitiva em termos de valores residuais e de custos de manutenção ao longo de todo o seu ciclo de vida não só para os consumidores particulares, mas, também, para as empresas que querem reduzir as suas emissões de dióxido de carbono e os custos da frota. Na Alemanha, os veículos elétricos beneficiam de uma isenção de imposto de circulação durante dez anos.

Os responsáveis pelo projeto do i-Pace aproveitaram totalmente o espaço disponibilizado pelo sistema de propulsão compacto elétrico deste SUV. O veículo oferece uma lotação de cinco lugares e os passageiros do banco traseiro deste contam com um espaço de 890 milímetros para as pernas. A bagageira, por sua vez, oferece um volume útil bastante generoso de 656 litros.

O Jaguar i-Pace dispõe de uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 90 kWh que oferece uma autonomia de aproximadamente 480 quilómetros no novo ciclo WLTP. Num posto de carregamento rápido de 100 kW é possível recuperar 80 por cento da capacidade da bateria em aproximadamente 40 minutos.

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