iEV X, o veículo elétrico extensível | Veículos Elétricos
21394
post-template-default,single,single-post,postid-21394,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

iEV X, o veículo elétrico extensível

O mundo dos automóveis está numa repleta revolução. Há carros 100% elétricos, testa-se a condução autónoma total e com o modelo iEV X traz mais uma novidade: é extensível, aumentando o número de lugares conforme necessário.

Para já é protótipo de origem alemã e mede 0,78 metros de largura e 1,6 metros de comprimento. Nestas dimensões, o iEV X transporta apenas o condutor, mas pode ser “esticado” até 1,9 metros de comprimento passando a ter dois lugares. E é ainda possível crescer mais um pouco, até aos 2,2 metros, para transportar alguma carga.

Parece perfeito, mas há um contra neste veículo: o espaço que cresce não tem portas.

O modelo básico pesa 115 quilogramas, tem um conjunto de baterias de 48 volts que lhe dá uma autonomia de 60 quilómetros. O carregamento demora três horas numa tomada normal de casa.

O veículo tem instalado um painel solar no tejadilho, com 40 watts, que permite carregar a bateria quando o carro está estacionado. A velocidade máxima do iEV X é de 45 quilómetros/hora.

Há ainda um modelo melhor equipado, com um peso de 145 quilogramas, uma bateria de 72 volts que dão uma autonomia de 120 quilómetros e a velocidade máxima de 60 quilómetros/hora. O painel solar tem 60 watts.

Na Alemanha, decorre uma campanha para avançar para produção e, caso aconteça, o modelo básico pode ter um preço de 1.850 euros e a versão iEV X + poderá custar 7.850 euros.

No Comments

Post A Comment