Noruega prepara navio de carga elétrico e autónomo | Veículos Elétricos
21488
post-template-default,single,single-post,postid-21488,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Noruega prepara navio de carga elétrico e autónomo

A Yara Internacional, uma empresa de fertilizantes agrícolas encomendou à Noruega um navio porta contentores elétrico e autónomo. A empresa pretende iniciar assim as suas deslocações entre portos, abandonando o uso de camiões de combustão interna. De acordo com a Yara Internacional, o navio vai permitir substituir 40.000 viagens de camiões anualmente.

O navio chama-se Yara Birkeland e vai medir 70 metros de comprimento, 14 metros de largura e terá espaço para albergar 120 contentores. Como não terá tripulação, este navio terá mais espaço para a carga.

As baterias terão entre 7,5 a nove megawatts/hora, o que não permitirá longas distâncias, pelo que este porta-contentores está pensado para fazer pequenas rotas.

O Yara Birkeland será entregue em 2020 e o objetivo é que em 2022 já navegue num modo 100% autónomo. O custo total do navio será de 27 milhões de euros e terá um apoio da Noruega no valor de 14 milhões de euros.

A Noruega tem apostado fortemente no desenvolvimento de navios autónomos, tendo mesmo, em 2016, criado um Fórum dedicado a este tema. Muito do dinheiro investido neste projeto tem origem nos lucros da produção de petróleo.

No Comments

Post A Comment