Grupo Renault participa em projeto de ilha inteligente em França | Veículos Elétricos
21746
post-template-default,single,single-post,postid-21746,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Grupo Renault participa em projeto de ilha inteligente em França

Após a introdução da primeira ilha inteligente (smart islands) em Porto Santo, o Grupo Renault associou-se a três parceiros em França – Morbihan Energie, Les Cars Bleus e Enedis – para implementar um programa idêntico para promoção da transição energética em Belle-Ile-en-Mer. O programa recebeu a designação FlexMob’ïle e consiste num ecossistema elétrico inteligente assente em três pilares: veículos elétricos em sistema de partilha, armazenamento estacionário de energia e carregamento inteligente. 

Durante 24 meses, o Grupo Renault e os seus parceiros públicos e privados vão desenvolver um ecossistema elétrico inteligente que visa reduzir a pegada de carbono e promover a independência energética da ilha. “O nosso objetivo com este inovador projeto é idêntico ao que temos para a ilha de Porto Santo: conceber soluções globais, através de tecnologias já existentes e outras que estão a ser desenvolvidas, para responder a necessidades locais. Aquilo que vamos realizar em Belle-Île-en-Mer é replicável noutras ilhas, mas, também, a outra escala, como em cidades ou mesmo bairros,” afirma Gilles Normand, Diretor do Veículo Elétrico do Grupo Renault.

A partir de 2019, os residentes e os visitantes de Belle-Île-en-Mer poderão recorrer a uma frota de veículos elétricos, que estarão à disposição para aluguer em serviço livre. Esta oferta integra-se na visão do Grupo Renault para desenvolver a mobilidade sustentável que passa, nomeadamente, pelo desenvolvimento de novos serviços de mobilidade partilhada.

O novo serviço de veículos elétricos partilhados irá aproveitar os excedentes da energia produzida pelos painéis solares instalados nos principais edifícios públicos. “Com o sistema de carregamento inteligente poderemos iniciar o carregamento dos automóveis apenas na altura em que a energia produzida pelos painéis é superior à consumida”, explica Gilles Normand.

Ao dar prioridade à utilização de energias renováveis produzidas localmente, o FlexMob’Île oferece aos atores económicos locais a promessa de maior flexibilidade e de substanciais economias. No âmbito deste projeto, o Grupo Renault irá fornecer à principal estância da ilha baterias de segunda vida, oriundas dos seus automóveis elétricos, que irão permitir armazenar a eletricidade produzida durante o dia pelos painéis solares e que será restituída, durante a noite, para as necessidades da estância.

No Comments

Post A Comment