Karsan apresenta dois autocarros elétricos na Alemanha | Veículos Elétricos
21964
post-template-default,single,single-post,postid-21964,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Karsan apresenta dois autocarros elétricos na Alemanha

Karsan, fabricante turca de autocarros, juntou-se à BMW e criaram o Jest Electric. A carroçaria é da primeira empresa, já utilizada em veículos de combustão; a tecnologia é a mesma do BMW i3, 100% elétrico e com o One Pedal Feeling, um pedal que acelera, mas também trava tornando mais eficiente a regeneração da bateria.
Alexandre Lourenço, comercial da Carbus, empresa que representa a Karsan em Portugal, explica que «o Jest Electric está indicado para pequenos circuitos, zonas onde a agilidade das manobras é importante. O autocarro é de pequena dimensão o que lhe permite aceder a locais mais difíceis onde, por vezes, não chegam outros transportes públicos de passageiros e os serviços são muitas vezes prestados por táxi». Alexandre Lourenço comentou ainda que «este veículo não foi concebido para longas distâncias, não é para linhas regulares, mas é adequado para pequenos circuitos e linhas onde a taxa de ocupação seja reduzida».

O veículo transporta no máximo 26 passageiros e este número varia conforme o pack de baterias utilizado. Quanto ao comprimento é de 5,8 metros. O Jest Electric está disponível em várias modalidades, ou seja, existe a versão com baterias simples (33 ou 44 kWh e autonomias respetivas de 80 e 105 quilómetros) e baterias duplas (66 e 88 kWh com, respetivamente, 165 e 210 quilómetros).

No evento Positive Energy Experience, organizado pela Karsan para clientes, distribuidores e jornalistas, que decorreu na BMW Driving Academy, em Munique, na Alemanha, a Karsan revelou também o autocarro Atak, de oito metros e com capacidade máxima de 57 lugares. O Atak, que estará disponível no segundo trimestre de 2019, terá um pack de cinco baterias de 44 kWh, igual ao do Jest Electric, o que permitirá alcançar uma autonomia de 300 quilómetros.

Dois Jest Electric para Portugal

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra já adquiriram dois Jest Electric que deverão ser entregues no final deste ano, entrando em operação em 2019. O autocarro vai circular pela baixa de Coimbra, num percurso de sensivelmente 80 quilómetros. «Os autocarros vão ser usados na Linha Azul que já existe e percorrer a baixa de Coimbra, chegando a locais onde outro tipo de veículos não tinha acesso. A operação de Coimbra foi estudada para se possa fazer o carregamento apenas à noite, sem necessidade de carregar durante o dia. As unidades que eles compraram são de 66 kW, com uma autonomia de 170 quilómetros e estamos a falar de uma operação que não tem mais de 80 quilómetros por dia», avança Alexandre Lourenço.

Elétrico de 57 lugares chega em 2019

O evento que decorreu em Munique, Alemanha, serviu ainda para revelar o autocarro Atak, de oito metros e com capacidade máxima de 57 lugares. O Atak, que estará disponível no segundo trimestre de 2019, terá um pack de cinco baterias de 44 kWh, igual ao do Jest Electric, o que permitirá alcançar uma autonomia de 300 quilómetros.

No Comments

Post A Comment