Avevai propõe gama de comerciais elétricos Iona | Veículos Elétricos
22136
post-template-default,single,single-post,postid-22136,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Avevai propõe gama de comerciais elétricos Iona

A empresa Avevai, de Singapura, apresentou uma nova gama de veículos comerciais elétricos, que receberão a designação Iona. A oferta inclui dois modelos, um furgão e um camião ligeiro. O objetivo passa também pela sua comercialização na Europa. 

Uma das novidades deste modelo passa pela utilização de um sistema de bateria baseado em supercondensadores de grafeno que aumentam a capacidade energética, a velocidade de carregamento e a vida útil em comparação com as baterias eletroquímicas tradicionais. Desenvolvida pela empresa e-Synergy, que também implementou o sistema de gestão de energia, esta bateria assegura uma autonomia de  aproximadamente de 330 km no Iona Van e de 300 km no Iona Truck. 

A Avevai e a e-Synergy estabeleceram um acordo de cooperação de longo prazo que se apoia sobre a patente do novo sistema de gestão de energia Graphene Energy Management System – GEMS – que desenvolveram de forma conjunta. O sistema é modular para ser implementado em qualquer veículo elétrico e está prevista a sua comercialização na China a partir de fevereiro de 2019. Um meses mais tarde, em maio, serão lançados nos Estados Unidos e na Europa.  

De acordo com as especificações anunciadas, o GEMS, graças à utilização de supercondensadores, permite que os ciclos de carga e descarga se realizem em nanosegundos. Esta capacidade de absorver rapidamente a energia possibilita a recuperação de até 85 por cento da energia do sistema de travagem regenerativo.

Segundo a empresa de Singapura, o Iona Truck poderá recuperar a capacidade da bateria em apenas duas horas num ponto de carregamento com uma potência de 22 kW, enquanto no Iona Van essa operação demorará menos de quatro horas. 

Com esta tecnologia de bateria e o algoritmo de controlo de carga e descarga inteligente dos ciclos de carga e descarga consegue-se aumentar a vida útil da bateria. A Avevai dá uma garantia para o seu sistema de 200 mil quilómetros ou cinco anos.   

A Avevai projetou a gama Iona nas suas instalações de Singapura, mas contou com a colaboração da Daimler para incorporar todos os componentes relacionados com a segurança e o rendimento, permitindo assim cumprir os padrões internacionais. O fabricante alemã foi responsável pelo sistema de travagem, de controlo e direção, além de também ter contribuído com a sua experiência no isolamento, na redução de ruídos e de vibrações.

Por sua vez, a empresa chinesa Foton Motors irá assegurar a produção dos veículos elétricos da Avevai, segundo as especificações dos clientes. A gama terá duas versões de chassis – curta e longa – enquanto a carga útil poderá chegar aos 2.500 kg e o volume útil até aos 18 m3.   

No Comments

Post A Comment