Projeto FastCharge permite carregamentos rápidos em três minutos | Veículos Elétricos
22235
post-template-default,single,single-post,postid-22235,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Projeto FastCharge permite carregamentos rápidos em três minutos

Um consórcio constituído pela BMW, Porsche, Siemens, Allego e Phoenix-Contact está a participar num projeto de investigação que permite o carregamento ultrarrápido de veículos elétricos. Para o efeito foi desenvolvido um carregador com uma potência de 450 kW que permite a recuperação da capacidade da bateria para cem quilómetros em menos de três minutos ou uma carga completa em apenas 15 minutos. A primeira estação de carregamento deste consórcio já está em funcionamento na localidade de Jettingen-Scheppach, na Baviera.

Segundo o consórcio “FastCharge”, a estação de carregamento destina-se veículos elétricos de todas as marcas com Sistema Combinado de Carregamento (CCS) de tipo de 2 e pode ser utilizada sem quaisquer custos. Com esta instalação, o projeto FastCharge está a investigar os requisitos técnicos necessários em termos de veículos e infraestrutura. O projeto conta com um apoio financeiro de 7,8 milhões de euros atribuído pelo Ministério Federal dos Transportes e das Infraestrutura Digital da Alemanha.

O sistema de fornecimento de energia da Siemens que está a ser utilizado neste projeto permite aos investigadores testarem os limites da capacidade de carregamento rápido. Com uma capacidade de voltagem até 920 volts, o controlador do carregador é automaticamente adaptado para que diferentes veículos elétricos possam ser carregados numa única infraestrutura. Isto significa que um BMW i3 que tem uma capacidade de 50 kW também pode ser carregado no mesmo ponto como um Porsche Panamera S E-Hybrid.

Para responder às exigências de um carregamento rápido a uma elevada capacidade é utilizado um cabo HPC (High Power Charging) da Phoenix Contact, de elevada capacidade e arrefecido a água.

No Comments

Post A Comment