Audi promove comunicação entre veículos e rede elétrica | Veículos Elétricos
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Audi promove comunicação entre veículos e rede elétrica

A Audi está a participar na iniciativa EEBus para promoção de uma norma inteligente de comunicação entre veículos elétricos e edifícios. A marca alemã está a trabalhar com mais de 70 empresas para a criação de uma linguagem comum para a gestão energética na Internet das Coisas.

Como dispositivo estacionário de energia, o automóvel elétrico tem um grande potencial na transição energética e na absorção dos picos energéticos decorrentes da geração renovável. O elevado tempo de imobilização durante o dia oferece um amplo leque de possibilidades para um carregamento flexível. Além disso, os novos consumidores de energia elétrica não só representam uma carga adicional para a rede de distribuição de eletricidade, como também podem constituir dispositivos flexíveis de armazenamento num contexto de disponibilidade variável da energia eólica e solar. No interior dos edifícios, os veículos elétricos e os dispositivos domésticos, as bombas de calor e outros consumíveis podem coordenar as suas exigências particulares de energia, evitando sobrecargas na rede elétrica. O projeto EEBUS tem o objetivo de assegurar uma ligação segura entre os geradores de energia e os consumidores, garantindo uma comunicação simples e abrangente no sistema energético do futuro.

Os primeiros testes vão ser conduzidos na fábrica da Audi em Bruxelas durante o evento “Plugfest E-Mobility”. Os engenheiros vão efetuar ensaios para verificar se o sistema fotovoltaico, a infraestrutura de carregamento, o automóvel elétrico e o sistema de aquecimento podem comunicar sem interferência. Os dispositivos são ligados através de um sistema doméstico de gestão de energia denominado HEMS. Toda a informação é canalizada através deste centro de comando, permitindo a troca de informação entre todos os dispositivos consumidores de energia e com base nas suas necessidades.

A nova norma de comunicação vai ser estreada pelo Audi e-tron, o primeiro SUV cem por cento elétrico da marca dos quatro anéis. O fabricante oferece várias soluções de carregamento, incluindo uma opção com uma potência de 22 kW, que permite a recuperação da capacidade total da bateria em cerca de 4h30m. Segundo a Audi, este sistema permite o carregamento com a potência máxima possível disponibilizada pela instalação elétrica da habitação, levando também em conta as necessidades de outros equipamentos domésticos, fazendo ajustes para evitar a sobrecarga. Isto pressupõe que a habitação esteja equipada com um sistema HEMS compatível, que é ligado ao sistema de carregamento através da rede de Wi-Fi. Neste contexto, a Audi está a colaborar com a SMA Solar Technology e o Hager Group, os quais também estão a implementar o padrão da iniciativa HEMS.

Em combinação com o sistema de carregamento e o equipamento adequado HEMS, o Audi e-tron consegue tirar partido das tarifas variáveis de eletricidade, podendo carregar a bateria quando a eletricidade é mais barata, levando também conta os requisitos de mobilidade do utilizador, como a hora da partida ou o nível de carga. O sistema de carregamento obtém a informação da tarifa através do HEMS ou do portal myAudi. Se a habitação estiver equipada com um sistema fotovoltaico, o cliente pode otimizar o processo de carregamento e preferir a eletricidade gerada pelo sistema para carregar o Audi e-tron. Nesse caso, o SUV elétrico leva em conta as previsões de sol ou do fluxo de eletricidade no ponto de ligação à rede pública.

Um desenvolvimento futuro do EEBUS poderá passar pela disponibilização de um interface para o operador da rede elétrica, permitindo uma melhor adaptação do planeamento de carregamento dos veículos elétricos, evitando ruturas na rede elétrica e a sua estabilização.

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