Concept Centoventi é a aposta da Fiat para a eletromobilidade | Veículos Elétricos
22728
post-template-default,single,single-post,postid-22728,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Concept Centoventi é a aposta da Fiat para a eletromobilidade

Com o objetivo de democratizar a mobilidade elétrica, a Fiat desenvolveu o protótipo Concept Centoventi, que também assinala o 120º aniversário da marca e é uma das estreias do Salão de Genebra. Segundo o construtor de Turim, o Concept Centoventi é uma “tela em branco”, que se destina a satisfazer as preferências individuais de cada cliente.

Com um comprimento de 3,68 metros, uma largura de 1,74 metros e uma distância entre-eixos de 2,43 metros, este novo veículo elétrico da Fiat será produzido apenas numa cor de carroçaria, podendo os clientes personalizá-lo, utilizando o programa “4U”, com escolha entre quatro tetos, quatro pára-choques, quatro tampões de rodas e quatro caraterizações externas.

O Concept Centoventi poderá ser atualizada em termos de cores, configurações de teto e interiores, sistema de informação e entretenimento, e até mesmo a autonomia de bateria. Além disso, também estarão disponíveis, na altura do lançamento, 120 acessórios originais, criando um novo modelo de negócio, que envolve a Mopar (divisão do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços. A Fiat adianta que à exeção de seis elementos – pára-choques, teto em policarbonato, pintura da carroçaria, painel de instrumentos do Lingotto, baterias e porta traseira digital – que só́ podem ser instalados no concessionário, os outros 114 acessórios especialmente desenhados pela Mopar – incluindo o sistema áudio, o tabliê e os compartimentos de arrumaçã̃o, os assentos dos bancos – podem ser encomendados online e montados pelo cliente na sua residência.

O Fiat Centoventi sai da linha de montagem com tejadilho aberto, permitindo a sua condução como descapotável, mas pode ser fechado com uma “capota”. Tal como os restantes detalhes, o tejadilho pode ser personalizado através da escolha de uma das soluções disponíveis – topo em policarbonato de duas cores, capota em lona, caixa de carga integrada, e até um tejadilho com um inovador painel solar. Mais precisamente, os 50 Watts gerados pelo painel solar irão manter o aspeto irreverente do veículo quando está estacionado e dar energia ao inovador dispositivo digital alojado sob a porta traseira na sua retaguarda.

A liberdade de personalização também se estende à autonomia, uma vez que o Fiat Centoventi é proposto com um sistema modular de bateria, que permite oferecer uma autonomia de até 500 quilómetros. O veículo vem equipado de fábrica com uma bateria que disponibiliza uma autonomia de 100 quilómetros. Todavia, em caso de necessidade, o proprietário poderá adquirir ou alugar até três baterias adicionais,, garantindo cada uma cem quilómetros de aumento no raio de ação. Os módulos adicionais são instalados por baixo do piso do veículo pela rede de assistência após-venda da marca.

Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna a respetiva instalaçã̃o ou remoção mais fácil e rápida. Também pode ser disponibilizada uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento; esta pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem, tal como a bateria de uma moderna bicicleta elétrica. A autonomia total pode chegar aos 500 km.

No Comments

Post A Comment