Renault e Transdev integram projeto Paris-Saclay Autonomous Lab | Veículos Elétricos
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Renault e Transdev integram projeto Paris-Saclay Autonomous Lab

O projeto Paris-Saclay Autonomous Lab tem como objetivo criar e experimentar diversos serviços para uma mobilidade mais inteligente, autónoma, elétrica, pública e privada, em complemento da oferta de transportes existente no território de Paris-Saclay.

O Grupo Renault, o Grupo Transdev, o IRT SystemX, o Instituto VEDECOM e a Universidade Paris-Saclay são os promotores deste projeto que irá implementar e testar um sistema completo de transporte autónomo, um dispositivo de supervisão, uma infraestrutura conectada e aplicações, com o objetivo de definir as condições de implementação de um serviço de mobilidade autónoma em maior escala.

A iniciativa integra tecnologias de ponta em matéria de inteligência integrada a bordo dos veículos, se sistema de supervisão, de infraestruturas conectadas, bem como de redes de telecomunicações seguras.

O projeto Paris-Saclay Autonomous Lab prevê um serviço de transporte público noturno em via dedicada, com um miniautocarro autónomo Transdev-Lohr i-Cristal, que servirá os bairros do planalto de Saclay, a partir da estação ferroviária de Massy, fora das horas de funcionamento dos serviços regulares existentes, apoiando-se nos corredores da rede de Transporte Público utilizados pelos autocarros.

Das 00h30 às 3h00 da manhã, um miniautocarro autónomo Transdev-Lohr i-Cristal percorrerá, nos dois sentidos de circulação e com quatro paragens, uma distância total de aproximadamente seis quilómetros.

Este serviço visa criar uma perfeita coerência entre a atual oferta de transporte público, numa lógica de continuidade de serviço com um alargamento do horário. Na realidade, otimiza as infraestruturas rodoviárias existentes, bem como a velocidade comercial, graças à utilização das vias dedicadas ao transporte público.

Um serviço de veículos a pedido, durante o dia, prestado com protótipos do Renault ZOE Cab autónomos no polo científico e tecnológico de Paris-Saclay. Este serviço permitirá às pessoas que se dirigem ao espaço universitário, em transporte público, deslocar-se livremente na zona.

O funcionamento:

− O utilizador solicita em tempo real, ou através de reserva, um veículo a partir de uma aplicação dedicada.

− Um protótipo do Renault ZOE Cab autónomo e elétrico recolhe o utilizador no ponto de embarque mais próximo.

− O utilizador instala-se no veículo e deixa-se conduzir até à paragem mais próxima do seu destino.

− Se necessário, o veículo pode parar durante o percurso para recolher um outro passageiro que irá efetuar todo ou parte do mesmo trajeto.

Este serviço visa uma exploração otimizada do território, com pontos de recolha e de desembarque que não perturbam a circulação dos outros utentes da estrada, escolhidos tão próximos quanto possível dos locais mais frequentados e nunca a muito mais de 300 metros.

De acordo com comunicado dos promotores do projeto, “a mobilidade autónoma partilhada representa uma oportunidade para as cidades devido aos benefícios esperados a longo prazo: flexibilidade e disponibilidade dos serviços, fluidificação do trânsito, impacto na qualidade do ar e ganho de espaço nas cidades”

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