ACAP e Valorcar investem em estação de carregamento integrada | Veículos Elétricos
23226
post-template-default,single,single-post,postid-23226,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

ACAP e Valorcar investem em estação de carregamento integrada

A ACAP e a Valorcar investiram num projeto de produção e armazenamento de energia elétrica que permite o carregamento de veículos elétricos. A instalação permite poupar cerca de 5.200 euros por ano no custo da eletricidade, estando prevista a amortização do investimento em aproximadamente de oito anos.   

A solução foi implementada pela ZEEV, ao abrigo de uma parceria para o recondicionamento e reutilização das baterias usadas de lítio para outras finalidades, designadamente em unidades estacionárias de armazenamento de energia. Quando deixam de poder ser utilizadas em veículos híbridos plug-in e elétricos, estas baterias ainda conservam cerca de 70 por cento da sua capacidade.

A ZEEV instalou 62 painéis fotovoltaicos na sede da Valorcar, assim como baterias reutilizadas e um posto de carregamento. Este sistema será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, que equivale ao consumo anual de 19 habitações familiares, evitando a emissão de 32 toneladas de dióxido de carbono.

O projeto contou com a colaboração da ACAP, na sua qualidade de proprietária das instalações e de sócia maioritária da Valorcar. A energia armazenada permitirá o carregamento de veículos elétricos. Para o efeito foi instalado um posto de carregamento com duas tomadas de 22 kW, tipo 2 (Mennekes). Segundo a Valorcar, a combinação do posto de carregamento com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando o carga completa da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de abastecimento passa quase para zero, gerando-se poupanças financeiras significativas e uma pegada ambiental quase nula.

No Comments

Post A Comment