Protótipo Scania NXT estreado em Estocolmo | Veículos Elétricos
23257
post-template-default,single,single-post,postid-23257,single-format-video,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Protótipo Scania NXT estreado em Estocolmo

A Scania estreou o módulo de autocarro do protótipo de veículo urbano autónomo e elétrico na exposição da Cimeira Global de Transporte Público da União Internacional de Transporte Público, que decorreu em Estocolmo, na Suécia. O Scania NXT consiste na materialização da visão do transporte urbano do futuro do construtor sueco. 

Autónomo e elétrico, o protótipo é constituído por dois módulos de tração – dianteiro e traseiro – e por uma carroçaria em material compósito para reduzir o peso, que pode ser substituída em função das necessidades de transporte na cidade. O Scania NXT pode ser utilizado como um veículo de transporte de passageiros para deslocações pendulares na parte da manhã e no final do dia, como veículo de distribuição urbana durante o dia ou como veículo de recolha de resíduos sólidos durante a noite.

O protótipo apresentado em Estocolmo possui módulo de autocarro e tem um comprimento de 8,5 metros. As células cilíndricas das baterias estão localizadas no piso para otimizar o espaço e contribuir para uma melhor distribuição do peso. Com uma tara inferior a oito toneladas, a autonomia deste veículo com as baterias atuais está estimada em 245 quilómetros.

“O NXT é a visão do transporte do futuro nas cidades. Algumas tecnologias ainda têm de ser amadurecidas, mas para nós é importante construir um protótipo para demonstrar tecnicamente as ideias daquilo que está ao alcance”, comenta Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. “O NXT foi projetado para 2030 e para além desse horizonte, mas ao mesmo tempo incorpora diversas caraterísticas inovadoras que já estão disponíveis”.

No Comments

Post A Comment