Nova encomenda de e-buses da Arriva para serviço na Holanda e Suécia | Veículos Elétricos
23392
post-template-default,single,single-post,postid-23392,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Nova encomenda de e-buses da Arriva para serviço na Holanda e Suécia

O operador de transportes rodoviários do grupo Deutsche Bahn (DB), Arriva, encomendou 68 autocarros elétricos à VDL Bus & Coach, que se destinam a ser utilizados na concessão holandesa de Limburgo e no serviço HelsinborgsExpressen no sul da Suécia. 

Para a concessão de Limburgo, a VDL vai fornecer 55 autocarros elétricos para serviço regional, que ao abrigo do projeto de eletrificação total do transporte público naquela região até 2026. Assim, a partir de 30 de junho entram em operação 20 veículos VDL LLE-111 Electric, incluindo 20 a partir de Maastricht, 20 no serviço regional de Sittard, dez em Venlo-Venray e cinco em Heerlen. “Como parceiros da Arriva estamos orgulhosos de termos desenvolvido autocarro que irá circular eletricamente fora da cidade”, afirma Ard Romers, diretor da VDL Bus & Coach Nederland. “O autocarro em questão é aquele que apresentamos recentemente com um comprimento de 11,5 metros e mais lugares sentados. Para nós, irá ser a maior operação regional até à data. Isso é muito especial. Numa base anual, cada autocarro vai percorrer cerca de cem mil quilómetros”.

A Arriva Limburgo é o primeiro operador de transportes públicos na Holanda a utilizar autocarros elétricos em larga escala nas carreiras regionais. “Uma estreia fantástica. O conceito é baseado na experiência positiva que tivemos com a Arriva em Venlo, onde o nosso autocarro elétrico urbano de 9,9 metros tem vindo a prestar serviço sem problemas desde 2016. No serviço regional de Limburgo, vamos utilizar um autocarro com uma estrutura leve. Estes veículos têm 42 lugares sentados confortáveis orientados para o sentido da marcha e uma capacidade total de aproximadamente 65 passageiros. O raio de ação é assegurado por baterias de 180 kWh, que também podem ser carregadas rapidamente. Isto permite uma operação diária superior a 400 quilómetros”.   

No concurso para o fornecimento dos 55 VDL LLE-115 Electric de Limburgo, a Arriva apresentou um conjunto importante de especificações, incluindo um piso semirrebaixado e bancos mais confortáveis, uma vez que as viagens têm uma maior duração.

Quando estes veículos forem entregues, a Arriva passará a ter 95 autocarros com emissões zero no serviço de transporte público de Limburgo, o que representará cerca de metade da sua frota naquela província.

Por sua vez, a filial sueca da Arriva recebeu 13 autocarros articulados VDL Citea SLFA-181 Electric, os primeiros e-buses da cidade de Helsingborg. Os veículos destinam-se à operação de uma nova carreira BRT, denominada HelsingborgsExpressen, que foi lançada pela autoridade regional de transportes públicos Skanetrafiken em associação com a Arriva Sweden e a VDL Bus & Coach. A nova carreira expresso oferece aos passageiros uma alternativa mais atrativa de transporte público, garantindo deslocações mais rápidas e confortáveis.

Com esta encomenda, a VDL Bus & Coach participa no quatro projeto de eletromobilidade na Suécia. O primeiro VDL Citea Electric foi entregue ao operador Byberg & Nordin para a cidade de Härnösand em fevereiro de 2015. Desde dezembro de 2018 que quatro autocarros elétricos articulados Citea se encontram ao serviço em Karlstad. Um novo projeto de eletromobçlidade com 25 Citea SLFA-181 Electric arrancou no final de junho em Umea.       

No Comments

Post A Comment