Oito autocarros elétricos vão ajudar aeroporto de Oslo a baixar emissões | Veículos Elétricos
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Oito autocarros elétricos vão ajudar aeroporto de Oslo a baixar emissões

O aeroporto de Oslo encomendou oito autocarros articulados elétricos à VDL Buses & Coach que deverão entrar ao serviço em 2020. Os novos veículos irão auxiliar o operador da infraestrutura aeroportuária da capital norueguesa – Avinor Oslo Airport – a alcançar os seus objetivos de impacto ambiental, que já são dos mais exigentes na Europa. 

Todos os anos são transportados cerca de 1,2 milhões de passageiros entre as portas de embarque e os aviões no aeroporto de Oslo. Em junho de 2018, a Avinor Oslo Airport recebeu um apoio financeiro de 1,6 milhões de euros por parte da organização norueguesa Enova, que é detida pelo Ministério do Clima e Ambiente da Noruega e tem a missão de apoiar o desenvolvimento de tecnologia do clima e sistemas de energia sustentáveis.

“A introdução de autocarros elétricos pendulares é uma medida importante para a redução das emissões de gases com efeito de estufa no aeroporto”, afirma Ramstad Westby, vice-presidente da Avinor. A empresa norueguesa pretende reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa no ano de 2020 em comparação com 2012. “O apoio da Enova permite-nos implementar mais rapidamente soluções amigáveis do ponto de vista ambiental. Embora o preço inicial dos autocarros elétricos seja mais elevado do que os seus congéneres diesel, este investimento é uma escolha deliberada, uma vez que a longo prazo os autocarros elétricos são geradores de maiores retornos”.

Os autocarros VDL SLFA-181 Electric, que vão ser fornecidos à Avinor, serão equipados com baterias de iões de lítio com 216 kWh, oferecendo a flexibilidade de uma maior capacidade de armazenamento de energia e as vantagens do carregamento rápido. O sistema da bateria é refrigerado a ar e aquecido eletricamente para que a bateria esteja sempre nas melhores condições de operação. Relativamente ao equipamento de carregamento, a VDL e a empresa holandesa Heliox vão instalar um posto rápido de 300 kW na porta de embarque, que permite ao autocarro recuperar a capacidade da bateria com recurso a um pantógrafo no teto. Na estação de recolha serão instalados oito postos de carregamento, disponibilizando cada um 30 kW de potência. 

Estes veículos dispõem ainda de sistema de climatização eficiente para manutenção de uma temperatura confortável para os passageiros, mesmo no inverno.        

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