Primeiros camiões a hidrogénio introduzidos pela Hyundai na Suíça em 2020 | Veículos Elétricos
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Primeiros camiões a hidrogénio introduzidos pela Hyundai na Suíça em 2020

Os primeiros 50 camiões Hyundai H2 XCIENT vão ser introduzidos na Suíça em 2020, ao abrigo de um protocolo entre a marca sul-coreana a associação helvética H2 Mobility. O acordo prevê o fornecimento uma frota de 1600 camiões fuel-cell pela Hyundai na Suíça até 2025 e representa o alargamento da tecnologia da célula de combustível ao setor dos veículos comerciais pesados. 

O Hyundai H2 XCIENT foi desenvolvido de acordo com as especificações europeias e vem equipado com um sistema de célula de combustível de 190 kW, dividido em dois módulos que estão ligados em paralelo. O hidrogénio que alimenta a célula de combustível está armazenado em sete depósitos, tendo cada um a capacidade para 35 quilogramas de combustível. A autonomia do camião fuel-cell da Hyundai é de aproximadamente 400 quilómetros.

O hidrogénio para os camiões será fornecido pela Hydrospider, que resultou de uma joint-venture entre a Alpiq, a H2 Energy e a Linde, fundada no início de 2019 para a produção, armazenamento e comercialização de hidrogénio “verde”. No final deste ano, o hidrogénio será produzido numa fábrica de electrólise localizada na estação hidroelétrica da Alpiq em Gösgen.

“Através desta parceria entre a Hyundai Hydrogen Mobility e a Hydrospyder, a Hyundai irá disponibilizar os seus primeiros camiões fuel-cell num ecossisterma desenhado para o efeito”, afirma In Cheol Lee, vice-presidente executivo da Hyundai Motor e presidente da divisão de veículos comerciais. “O nosso forte caso de negócio demonstra a viabilidade económica e ambiental da mobilidade com camiões fuel-cell”, adianta.

O objetivo assumido da parceria entre a Hyundai Hydrogen Mobility e a Hydrospiler consiste na criação do primeiro ecossistema industrial do hidrogénio com operadores de abastecimento, operadores logísticos e parceiros comerciais na Suíça e em outros países europeus. A Hyundai Hydrogen Mobility, a Hydrospiler e a Associação H2 Mobility da Suíça estão a desenvolver uma infraestrutura conjunta de soluções de mobilidade para camiões fuel-cell. Numa fase posterior, a Hyundai Hydrogen Mobility também pretende posicionar-se no mercado europeu de veículos elétricos com tecnologia fuel-cell. Nesta altura, o foco passa pelo desenvolvimento de soluções e redes de parceiros na Alemanha, na Holanda, na Áustria e na Noruega.     

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