Efacec vai testar carregamento de veículos elétricos sem recurso a cartão ou app | Veículos Elétricos
23850
post-template-default,single,single-post,postid-23850,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Efacec vai testar carregamento de veículos elétricos sem recurso a cartão ou app

A Efacec integra um projeto-piloto para testar o carregamento de veículos elétricos sem recurso a cartão ou app. A empresa junta-se outros parceiros, nomeadamente a Virta, plataforma fornecedora de pontos de carregamento para veículos elétricos, e o SDEY (Department Energy association of Yonne) estão a colaborar com a Hubject para lançar o projeto pioneiro Plug & Charge, considerada a tecnologia de carregamento mais fácil, integrada e segura, em Yonne, França.

Até agora, os condutores de veículos elétricos necessitavam de um cartão RFID (identificação por radiofrequência) ou smartphone para aceder a um posto público de carregamento. Com a tecnologia Plug & Charge, que utiliza o standard ISO 15118, é definida uma nova forma de comunicação entre veículos elétricos e a rede de carregamento usando certificados digitais. Assim que conectado com o automóvel, o carregador recebe dados encriptados do veículo e é processado o pagamento, num gesto simples.

O projeto-piloto deverá começar no início de 2020. A SDEY irá instalar em Yonne os seis primeiros carregadores Plug & Charge, modelo HV160, produzidos pela Efacec. A Hubject irá fornecer o ecossistema Plug & Charge e a infraestruturas públicas essenciais associadas. Os pontos de carregamento estarão ligados à rede multi-operador da Hubject através da plataforma Virta, e irão estar operacionais à escala europeia tal como a restante rede de carregamento SDEY. A Virta será a primeira plataforma de carregamento a implementar a tecnologia Plug & Charge no mercado francês.

“A Efacec está muito satisfeita por contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em França”, afirma Duarte Ferreira, global business development director, acrescentando que “projetos como Plug & Charge permitem-nos continuar a fornecer os nossos produtos e competências para tornar a mobilidade sustentável uma realidade na Europa”.

Christian Hahn, CEO da Hubject, afirma: “estamos extremamente satisfeitos por integrar este teste de solução completa, com o objetivo conjunto de promover o futuro da mobilidade elétrica. O mercado francês é um nos quais temos sempre vindo a investir e sentimo-nos orgulhosos por ser um acelerador de inovação com o ecossistema Plug & Charge”.

“Em Yonne, acreditamos na cooperação europeia e na inovação para promover a mobilidade sustentável. Estamos constantemente à procura de modelos inovadores, seguros e de fácil utilização para melhorar o uso de veículos elétricos. Estamos contentes por colaborar novamente com parceiros internacionais de alta qualidade, e com este projeto estamos a elevar a nossa infraestrutura de carregamento a um novo nível”, afirma Jean-Noël Loury, presidente da SDEY.

Allan Ahlgren, vice-presidente de vendas na Virta, comenta: “tendo a Virta uma longa tradição de negócio em França, estamos especialmente satisfeitos que este projeto-piloto tenha lugar em Yonne. A Virta tem estado sempre na linha da frente com novos desenvolvimentos. Agora, também queremos estar entre os pioneiros a implementar novas tecnologias ao nível do utilizador. Virta está muito honrada] por poder dar início ao projeto-piloto com um grupo no qual todos os participantes são líderes mundiais no domínio do carregamento de veículos elétricos”.

No Comments

Post A Comment