Grupo Barraqueiro testa e-bus da Alstom em Torres Vedras | Veículos Elétricos
23893
post-template-default,single,single-post,postid-23893,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Grupo Barraqueiro testa e-bus da Alstom em Torres Vedras

O Grupo Barraqueiro recebeu um autocarro elétrico Aptis da Alstom para a realização de testes em condições reais de operação em Torres Vedras e ao abrigo de uma parceria com a autarquia da região Oeste. O veículo foi apresentado no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da Alstom.

Inspirado nos elétricos da marca francesa, o Aptis tem um comprimento de 12 metros, três portas de folha dupla e oferece uma capacidade para 95 passageiros. A sua autonomia é de aproximadamente 200 quilómetros.

O interior do autocarro elétrico disponibiliza uma superfície de 20 m2 e a sua estrutura modular permite que a configuração interior seja alterada em função das necessidades.

Uma das inovações do Aptis consiste nas quatro rodas direcionais, permitindo reduzir em 20 por cento a superfície do asfalto ocupada pelo veículo quando efetua uma curva em comparação com um autocarro convencional de dois eixos. Além disso, o espaço exigido para a realização de uma manobra de paragem ou estacionamento também é inferior. O autocarro elétrico da Alstom dispõe ainda de um sistema de assistência ao estacionamento para assegurar um alinhamento completo com os passeios.

O Grupo Barraqueiro testará igualmente a operacionalização de uma solução elétrica com carregamento rápido de oportunidade, entre circulações. Esta solução permite aumentar a autonomia operacional, sem penalização da eficiência e de peso.

Os testes realizados no concelho de Torres Vedras vão permitir uma comparação direta com ensaios realizados com outros modelos, inserindo-se no trabalho desenvolvido pela autarquia em torno da mobilidade sustentável.

Segundo Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, o principal operador privado nacional de transporte de passageiros tem feito uma aposta estratégica na mobilidade sustentável e um exemplo é este teste em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras. “A vasta experiência no teste e utilização de soluções de mobilidade sustentável permitirão ao Grupo Barraqueiro propor, para cada realidade, a melhor solução de mobilidade de acordo com as exigências do processo de contratualização das redes públicas de transporte de passageiros”, refere a responsável.

No Comments

Post A Comment