Irizar ie truck recebe prémio World Smart City na categoria 'Ideia Inovadora' | Veículos Elétricos
24090
post-template-default,single,single-post,postid-24090,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Irizar ie truck recebe prémio World Smart City na categoria ‘Ideia Inovadora’

O camião elétrico da Irizar foi distinguido com o prémio World Smart City na categoria ‘Ideia Inovadora’, graças ao seu conceito de mobilidade exequível, versátil e de elevada eficiência energética para veículos de serviços urbanos. O prémio foi entregue à empresa FCC Medio Ambiente durante o Congresso Smart City Expo de 2019, realizado em Barcelona, uma vez que foi aquela entidade que apresentou o projeto a concurso.

O Irizar ie truck foi desenvolvido por um consórcio liderado pelo Grupo Irizar e a FCC Medio Ambiente. Projetado para todos os tipos de aplicações do serviço urbano, este camião possui tração elétrica permanente, cabina baixa e prolongada, baterias de elevada capacidade e sistema de carregamento externo. 

O primeiro objetivo estratégico do ie truck foi facilitar a implementação da mobilidade elétrica nos serviços urbanos com benefícios ambientais, como a redução total das emissões de poluentes e do ruído, assim como a diminuição da pegada de carbono e a maximização da eficiência energética.

A primeira aplicação já está em operação e consiste num veículo com carroçaria de carga lateral para recolha de resíduos com emissões zero e o mesmo rendimento de motor térmico convencional, mas com uma redução de aproximadamente 50 por cento no consumo de energia. Caso seja necessário, o camião pode ser equipado com um motor auxiliar de gás natural comprimido, que funciona como um gerador para carregar as baterias a uma velocidade constante. Outra possibilidade será a opção por uma célula de combustível para alimentar a bateria. 

Segundo a Irizar, a substituição de uma frota de aproximadamente 30 mil camiões diesel por veículos elétricos ie truck permitiria reduzir a pegada de carbono em cerca de um milhão de toneladas equivalentes de dióxido de carbono e poupar cerca de 9.000 GWh de energia.

 

No Comments

Post A Comment