VDL Bus & Coach recebe maior encomenda de sempre para autocarros híbridos | Veículos Elétricos
24174
post-template-default,single,single-post,postid-24174,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

VDL Bus & Coach recebe maior encomenda de sempre para autocarros híbridos

O operador belga de transportes públicos De Lijn adjudicou 200 autocarros híbridos do modelo Citea à VDL Bus & Coach, a maior encomenda de sempre efetuada por aquela empresa ao fabricante holandês de veículos pesados de passageiros. Desde 2014, a De Lijn já encomendou 620 unidades do modelo Citea. Os primeiros veículos da nova adjudicação deverão ser entregues no segundo semestre de 2020 e os autocarros destinam-se a ser operados em vários locais da Flandres.
“Esta encomenda é a confirmação da longa relação que estabelecemos com a De Lijn ao longo dos anos”, refere Filip Malefason, diretor-geral da VDL Bus & Coach Belgium. “Ao utilizar autocarros Citea híbridos, a De Lijn está a contribuir para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nas áreas urbanas. Em combinação com a redução do ruído alcançada pelos autocarros híbridos com comparação com autocarros diesel convencionais, isto significa uma melhor qualidade de vida para os habitantes. Com as baterias totalmente carregadas, os autocarros podem percorrer longas distâncias utilizando apenas propulsão elétrica, que é particularmente vantajosa para a condução nas zonas de baixas emissões de 13 centros urbanos da Flandres”.
Por sua vez, o diretor-geral da De Lijn, Roger Kesteloot, sublinha que esta encomenda é a maior de sempre na história da empresa. “Com a introdução destes 200 autocarros, conseguiremos reduções anuais de um milhão de litros em gasóleo e de 2.640 toneladas de dióxido de carbono”, afirma.
A nova geração do Citea híbrido foi desenvolvida com base na experiência obtida pela De Lijn e pela VDL Bus & Coach com veículos entregues no passado. Quer o Citea híbrido de piso semirrebaixado (low entry), quer o Citea articulado de piso totalmente rebaixado possuem o mesmo sistema de propulsão elétrico do Citea Electric. Graças a uma nova tecnologia utilizada nas baterias, estes autocarros híbridos podem percorrer até 30 quilómetros em modo totalmente elétrico em áreas como centros urbanos ou zonas de baixas emissões. Todos os autocarros híbridos estão equipados com um gerador que cumpre as mais exigentes normas ambientais europeias, podendo ser utilizado para carregar as baterias sempre que necessário. As baterias também podem ser carregadas através de uma ficha CCS Combo2.
No futuro, a autonomia elétrica poderá ser aumentada com a opção de carregamento rápido, permitindo o carregamento através de um pantógrafo integrado na infraestrutura de carregamento.
A encomenda da De Lijn compreende 80 unidades do modelo VDL Citea SLE-120 Hybrid e 120 veículos VDL Citea SLFA-180 Hybrid. Os autocarros de 12 metros recebem um motor elétrico de 160 kW e uma bateria de 32 kWh. Os autocarros articulados dispõem de um motor elétrico de 240 kW e bateria de 64 kWh. Todos estão equipados com um gerador Euro 6 de quatro cilindros de 210 kW para carregamento da bateria. A combinação de um sistema híbrido em série e de uma bateria tecnologicamente avançada possibilita a circulação em modo elétrico dos novos autocarros híbridos durante mais de metade do tempo de operação.

Tags:
, ,
No Comments

Post A Comment